terça-feira, 14 de julho de 2020

Desfralde (filho 1)



Vai iniciar o desfralde por aí?

DICAS QUE FUNCIONARAM AQUI EM CASA:

1. Compre um mop de limpeza! (Se não sabe o que é dá um Google!)
Você vai agradecer a Deus por não precisar acumular panos e mais panos de chão cheios dos xixis que escaparão pela sua casa.

2. Não force o processo; 
Desfralde é algo que precisa ser natural, quando a criança estiver pronta pra isso, como todo processo fisiológico, e não porque você acha que já está na hora pela idade ou por seus compromissos de adulto. 

3. Não passe o dia inteiro perguntando se ele quer fazer xixi;
Com certeza você acha irritante quando alguém fica te fazendo uma mesma pergunta um milhão de vezes e com a criança é do mesmo jeito. Se você ficar a cada 5 minutos perguntando se ele quer fazer xixi ele vai ficar muito irritado.

4. Observe mais;
Fique de olho nos sinais que ele dá quando está com vontade de fazer xixi ou cocô, dessa forma fica mais fácil de vocês saírem "correndo rumo à uma aventura no banheiro". O convite será feito na forma afirmativa e não como uma pergunta.
Cada criança dá um sinal diferente, observe.
Aqui, quando Vitor tinha vontade de fazer xixi fazia uma dancinha de quem tava "apertado" e dava uns pulinhos, já pra o cocô ele se escondia. Elis, pra vontade de xix, segura o pipi e pra o cocô segura o bumbum. 

5. Controle as expectativas;
É uma criança que está aprendendo a ter controle sobre uma parte do seu corpinho, e nesse processo vai ter xixi no chão ao caminho do penico e durante as brincadeiras, o que chamamos de escapes. Terão dias com pouquíssimos ou nenhum escape e dias seguidos com vários. Tenha paciência. 

6. Se for sair de carro coloque a fralda;
No início do processo pode ser que a criança não aguente segurar o xixi por tanto tempo se vocês forem para lugares distantes. Eu não quis arriscar os bancos do carro molhados no início do processo. E, ao contrário do que parece, não atrasou nada no processo do desfralde. Eu explicava o porque de estar colocando a fralda e ele compreendia.

7. Nada de "Você já é um rapazinho, não precisa mais de fralda".
Porque falando isso, segundo a psicóloga Nanda Perim, você faz uma criança que PRECISA de fralda não QUERER usar, e aí temos um problema: uma criança que se molha o tempo todo, se chateia com isso e se ofende com a solução.
.
COMO ACONTECEU AQUI:
Iniciamos o desfralde de Vitor quando ainda estávamos morando em Tianguá/CE. Ele tinha 2 anos e 7 meses mas já vinha mostrando sinais de desfralde desde 1 ano e 7 meses 🙊:

Já pulava com os dois pés;
se incomodava com o xixi na fralda;
tentava tirar a fralda;
avisava quando ia fazer xixi;
avisava quando já havia feito...

Mas fui deixando pra depois, engravidei de Elis, fiquei sem disposição, até chegar o momento que Rodrigo tomou a frente e iniciou. Certo dia depois do almoço, e depois dele ter feito cocô, colocamos uma cueca nele e falamos que sempre que sentisse vontade de fazer xixi podia correr para fazer no penico porque ele estava sem fralda. Mostramos como deveria fazer, baixar a cueca, sentar no penico, vestir a cueca e lavar as mãos. Com o tempo, quando o pai ia tomar banho com ele, por exemplo, era mostrado como fazer xixi de pé também. O primeiro xixi nos pegou desprevenidos porque a gente só tinha conversado e mostrado como era pra ser feito e de repente, num momento em que eu e Rodrigo estávamos na cozinha, chega Vitor pelado com o penico na mão cheio de xixi falando: "olha mãe e pai, eu fazei óh".
Na época ele nos surpreendeu com poucos escapes e já fazendo cocô no vaso.
Mas nos mudamos para João Pessoa e pausamos o processo, logo em seguida Elis nasceu e preferimos "deixar quieto".

Quando ele fez 3 anos resolvemos retornar ao desfralde, mas queríamos que acontecesse o mais natural possível. Ele gostou demais da ideia de ter cuecas novas mas, diferente do que aconteceu no Ceará, ele não aceitou nem vaso nem penico para fazer cocô, todas as vezes nos pedia a fralda. Aproveitei pra ir ensinando como vestir a cueca sozinho e ele sempre me falava que não sabia e não conseguia, mas eu sempre falava que eu estava apenas mostrando como faz e no dia em que ele se sentisse pronto ele poderia tentar fazer sozinho. 
Vitor passava o dia inteiro de cueca e fazia xixi no vaso sanitário. Quando pedia a fralda pra fazer cocô a gente sempre o convidava a usar o vaso ou penico mas ele não aceitava.
Ele continuava a usar fralda para dormir à noite, até que começou a acordar com as fraldas secas e resolvemos colocá-lo para dormir de cueca. Como fazemos cama compartilhada temos uma capa protetora no colchão e no lado onde ele dormia colocamos uma proteção extra. Tivemos pouquíssimos casos de xixi na cama, pelo que me lembro foi umas 2 vezes, e em intervalos bem espaçados. Sempre levávamos ele pra fazer xixi antes de dormir e falávamos que se tivesse vontade de fazer xixi durante a noite era só chamar a mamãe ou o papai. 
Certo dia depois do banho ele foi escolher a cueca que queria vestir e, pra minha surpresa e orgulho, sentou-se num banquinho, olhou qual era a parte da frente da cueca, foi colocando os pés e vestiu a cueca sozinho, do jeitinho que eu ensinei! Morri! Hahaha
Uma hora depois eu estava no quarto colocando Elis pra dormir e quando saio me deparo com Vitor de pé no seu quarto olhando um brinquedo. Mas estava de fralda e sua cueca no chão. Fiquei parada por alguns segundos impressionada com a cena porque ele foi na gaveta onde eu guardava as fraldas dos dois, pegou a dele, do tamanho correto, colocou sozinho e fez cocô enquanto eu estava no outro quarto😱
Foi um dia cheio de surpresas. Fiquei muito orgulhosa por ele ter conseguido fazer tudo aquilo sozinho lembrando das coisas que eu havia ensinado!
Na mesma semana, após o almoço ele tirou a cueca, foi para o banheiro, subiu no vaso e fez cocô, sozinho, sem chamar ninguém. Quando eu notei ele já estava dando descarga. 

Ele desfraldou primeiro do xixi diurno, depois do xixi noturno e por último do cocô diurno. Esse processo todo durou uns 5 meses.
Acredito que tudo aconteceu no tempo dele e a gente só esperou e orientou 💕

Um xêru grande e até a próxima!❤
Fiquem com Deus

#DesfraldeVitorRM #Desfralde
#desfraldeconsiente #MeuMeninoCresceu  #desfralde #VitorRM #DisciplinaPositiva #CriaçãoComApego #maternidade #maternidadereal #maededois #maedecasal #instamom #instababy #instakids #DepoisDeTerVoces 

Nenhum comentário:

Postar um comentário