quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Calendário do Advento - Conhencendo Jesus


Este é um calendário um pouco diferente.
Inicia-se contando a história do nascimento, depois a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A minha intenção é que os meus filhos entendam o verdadeiro sentido do Natal através da vida de Jesus. Eu quero que eles venham conhecer esse Jesus que nasceu com o propósito de morrer por nós. Esse Salvador, que viveu para nos ensinar sobre o amor. Eu quero que eles tenham uma experiência com Deus através da vida do Seu Filho amado.
Teremos árvore de Natal, Papai Noel, presentes... mas o meu propósito é prepará-los durante todo o mês de dezembro para comemorar o Natal com gratidão pelo sacrifício que foi feito por nós.

Nosso primeiro calendário foi em 2018, quando Vitor tinha 3 anos e Elis apenas 7 meses. Foi uma experiência muito edificante para todos nós e esse ano resolvi construir o nosso próprio roteiro. Como deu trabalho 😅

Todos os dias teremos um tema, um versículo chave, uma história sobre o tema, parafraseando a bíblia para a linguagem se tornar mais simples e fluída para as crianças, e uma atividade para ser realizada em família.
Alguns dos textos das histórias foram escritos por mim e outros retirados das bíblias babys dos meus filhos.
Algumas atividades foram criadas por mim, outras peguei de outros calendários e outras peguei do Pinterest.

Estou compartilhando esse material com vocês para que juntos tentemos aumentar o tempo de qualidade com a nossa família, estabelecendo uma rotina possível para realização desse calendário.
Vamos plantar uma semente no coração das nossas crianças para vê-la frutificando daqui há alguns anos.
Deus nos ajude.

Vou colocar os textos e imagens aqui no blog mas também vou disponibilizar o link para vocês baixarem os arquivos para impressão.

Baixar arquivos advento 2019
CLIQUE PARA
BAIXAR OS ARQUIVOS


Calendário do Advento - Conhecendo Jesus

ROTEIRO
@depoisdetervoces

1. A história do Natal
Lucas 2: 10-11
"O anjo, porém, lhe disse: Não temais; eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será
para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador que é Cristo, o senhor."


HISTÓRIA
Era uma vez uma moça muito humilde, de coração muito bom, chamada Maria. Ela era noiva de um moço chamado José. Certo dia, um anjo apareceu a Maria e depois a José e disse que ela seria mãe de Jesus.
Maria ficou muito assustada e o anjo disse: -Maria, você é muito abençoada! Não precisa ter medo, o Senhor está com você!
Maria estava grávida do filho de Deus!
Eles viajaram até Belém, onde Jesus nasceu em uma estrebaria, em meio aos animais. Uma estrela brilhou no céu. Os anjos avisaram aos pastores de ovelhas que Jesus havia nascido em Belém. A estrela guiou os três reis magos que foram visitar Jesus e levaram: ouro, incenso e mirra.

2. A profecia
Isaías 9:6
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade Príncipe da Paz;"


HISTÓRIA
No antigo testamento existia um profeta chamado Isaías. Deus revelou para ele que um dia Jesus iria nascer para livrar o seu povo da condenação do pecado. Centenas de anos depois essa profecia se cumpriu porque foi uma promessa de Deus, e Deus sempre cumpre as suas promessas.

3. O anjo visita Maria
Lucas 1:26,30
" E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,(...)
Disse-lhe então o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus; E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus."

HISTÓRIA
Certo dia o anjo Gabriel fez uma visita a Maria. O anjo falou que ela foi a escolhida para gestar e dar a luz ao filho de Deus. Ele falou também que o bebê que iria nascer se chamaria Jesus.

4. O censo e a ida à Belém
Lucas 2: 1, 3
" E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo mundo se alistasse. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi chamada Belém (porque era da casa da família de Davi), afim de alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida.

HISTÓRIA
O rei que governava naquela época queria saber quantas pessoas moravam em cada cidade. Mas cada morador precisava se alistar na cidade onde havia nascido. Então, José e Maria foram para Belém.

5. O nascimento de Jesus
Lucas 2: 6-7
"Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê,e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria."

HISTÓRIA
Na época em que José e Maria estavam em Belém, chegou o momento de Jesus nascer. Eles procuraram um lugar para se hospedar, mas todos os alojamentos estavam lotados. Sem ter onde ficar, eles foram para um lugar onde as pessoas guardavam os seus animais. Naquele lugar, Maria deu à luz ao bebê Jesus, o filho de Deus.

6. Os pastores
Lucas 2:8
" Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite"

HISTÓRIA
Naquela noite, alguns pastores estavam no campo cuidando de suas ovelhinhas, quando um anjo do Senhor apareceu e lhes deu a notícia do nascimento do menino Jesus . De repente, apareceram muitos anjos cantando:
- Glória a Deus nas alturas e paz na terra entre os homens de boa vontade.
Os pastores imediatamente foram a Belém ao encontro de Jesus e ficaram muito felizes ao vê-lo.

7. Os Reis Magos e a fuga para o Egito
Mateus 2:1;13
" Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns Magos do oriente a Jerusalém.
Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e lhe disse: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu diga a você, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo”."

HISTÓRIA
Quando souberam que Jesus havia nascido, homens sábios que viviam muito longe quiseram visitá-lo. Eles não sabiam onde o menino Jesus e sua família estavam, mas uma estrela brilhante lhes mostrou o caminho. Eles viajaram por muito tempo, guiados pela estrela, até chegarem ao lugar onde estava Jesus. Então deram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra, um tipo de perfume feito de uma planta. Todos se alegraram ao encontrar Jesus.
Certa noite, quando todos estavam dormindo, um anjo apareceu no sonho de José e pediu para ele pegar Jesus e Maria, e fugir para o Egito, por que o rei Herodes queria fazer mal ao menino. Eles foram embora para o Egito e ficaram lá até que o anjo pedisse para eles voltarem.

8. Jesus cresce em sabedoria
Lucas 2:52
" E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.

HISTÓRIA
Quando Jesus tinha 12 anos, Maria e José o levaram até Jerusalém para comemorar a Páscoa. Depois da festa, os pais de Jesus não conseguiram encontrá-lo em lugar algum. Então, depois de procurarem por um bom tempo, finalmente eles viram Jesus conversando com adultos muito estudados, fazendo perguntas e explicando-lhes vários assuntos também. As pessoas que ouviam as palavras de Jesus ficavam muito admiradas, pois Deus tinha dado a ele muita sabedoria, assim como deu inteligência para você também!

9. O batismo de Jesus
Mateus 3:16
" E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele."

HISTÓRIA
João Batista era um profeta. Ele dizia: "Parem de fazer coisas erradas! Amem a Deus e amem todas as pessoas! Eu vou batizar vocês!"
Jesus veio e pediu para ser batizado. João Batista ficou surpreso, mas batizou Jesus.
Quando Jesus ia saindo da água, viu o Espírito de Deus descer sobre ele como uma pomba. Então uma voz no céu disse: "Você é o meu Filho querido, que me dá muita alegria."

10. A tentação
Mateus 4:4
" Jesus, porém, respondeu: Está escrito: não só de pão viverá o homem mas de toda palavra que procede da boca de Deus."

HISTÓRIA
Depois que Jesus foi batizado o Espírito Santo o levou até o deserto para ser provado. Lá não tinha nada para comer, nem beber. Jesus estava orando e jejuando naquele lugar há 40 dias, quando o inimigo de Deus, vendo que Jesus estava fraco e com fome, quis aproveitar o momento para tentar Jesus. Ele fez de tudo para que Jesus desobedecesse a Deus, mas Jesus conhecia tudo que estava escrito na Bíblia e não cedeu à tentação. O inimigo não se deu por vencido e continuou tentando a Jesus. Então, Jesus ordenou que se retirasse dali e com isso o inimigo foi embora. Depois desta prova, os anjos vieram e serviram a Jesus.

11. Jesus transforma água em vinho
João 2:7
" Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente."

HISTÓRIA
Jesus foi convidado para um casamento na cidade de Caná e no meio da festa o vinho acabou. Sua mãe, Maria, pediu para ele fazer um milagre, mas Jesus achou que ainda não estava na hora. Um tempo depois Jesus pediu para os garçons encherem seis potes com água e levar um pouco para o organizador da festa. Quando o homem tomou a água ela se transformou no vinho mais delicioso que ele já havia experimentado. Os noivos ficaram muito alegres e a festa continuou.
Esse foi o primeiro milagre de Jesus.

12. A pesca maravilhosa
Lucas 5:6
" Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes."

HISTÓRIA
Certo dia, Jesus estava dentro de um barco, ensinado a palavra de Deus para muitas pessoas que estavam na praia. Quando acabou de ensinar, Jesus pediu para Simão, o dono do barco, lançar as redes ao mar para pescar uns peixes. Simão falou que havia passado a noite inteira tentando pescar com seus amigos mas não conseguiram nada. Mesmo assim, eles obedeceram a Jesus e lançaram as redes como Ele havia mandado. Logo em seguida pegaram tantos peixes, mas tantos peixes que as redes se rasgaram.
Todos ficaram admirados com essa pesca maravilhosa!

13. A cura do leproso
Marcos 1: 40
" Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me."

HISTÓRIA
Jesus estava andando pelas ruas com seus discípulos quando um homem com várias doenças na pele se aproximou dEle, ajoelhou e suplicou para ser curado. Jesus se encheu de compaixão por aquele homem, tocou nele e falou que ele seria curado. Imediatamente todas as doenças saíram da pele do homem e ele ficou limpinho!

14. A escolha dos doze apóstolos
Lucas 6: 13
" E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:"

HISTÓRIA
Certa vez Jesus passou a noite inteira orando e, quando amanheceu o dia, Ele escolheu doze homens para serem seus apóstolos. Esses homens eram muito amigos de Jesus, o acompanharam durante todo o seu ministério e também levavam a palavra de Deus às pessoas.

15. A Parábola da casa edificada sobre a rocha 
Lucas 6: 47
" todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as prática, eu vos mostrarei a quem é semelhante."

HISTÓRIA
Jesus ensinava as pessoas através de historinhas. Uma vez Ele contou que quem escuta os ensinamentos de Jesus, e os obedece, é igual a uma casa construída em cima de uma rocha. Quando vem a chuva e o vento forte a casa continua firme!
Agora, a pessoa que escuta os ensinamentos de Jesus e não os obedece, é igual a uma casa construída em cima da areia. Quando vem a chuva e o vento forte a casa cai e fica totalmente destruída.

16. Jesus acalma uma tempestade
Marcos 4: 39
" E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou e fez-se grande bonança."

HISTÓRIA
Jesus estava no barco com seus amigos. De repente, começou uma terrível tempestade. O vento soprava forte e as ondas sacudiam o barco. Jesus estava dormindo e seus amigos foram acordá-lo. Eles estavam muito assustados.
Jesus se levantou e mandou que o vento e o mar se acalmassem.
Então tudo ficou completamente calmo.
Os amigos de Jesus ficaram admirados. Até o vento e as ondas obedeciam a Jesus.

17. A garotinha que voltou à vida
Lucas 8: 50
" Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva."

HISTÓRIA
Na Cidade de Cafarnaum, um homem pediu a Jesus que salvasse sua filha que estava muito doente. Jesus estava a caminho da casa da garotinha quando lhe disseram que ela havia morrido. O homem ficou muito triste. Mesmo com essa notícia, Jesus foi ao encontro da menina e disse que ela não estava morta, apenas dormia. Assim que a viu, Jesus segurou sua mão e disse-lhe para se levantar. A menina acordou. Ela estava viva novamente! Os pais deram um salto de alegria e louvaram ao Senhor!
Isso foi mais um milagre de Jesus.

18. A multiplicação dos pães
Lucas 9:16
" E, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos para o céu, os abençoou, partiu e deu aos discípulos para que os distribuíssem entre o povo."HISTÓRIA
Jesus estava na cidade de Betsaida com mais de cinco mil pessoas, ensinando a palavra de Deus e curando os doentes. No fim do dia estavam todos com fome, e os discípulos ficaram preocupados porque só tinham ali cinco pães e dois peixinhos.
Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu, e agradeceu a Deus. Em seguida, entregou aos discípulos para dividir entre o povo. Os pães e os peixes se multiplicaram! Toda a multidão comeu e ficou satisfeita, e ainda sobraram doze cestos de alimentos.

19. Jesus caminha sobre o mar
Mateus 14:25
" Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar."

HISTÓRIA
Certo dia, Jesus foi orar sozinho em um monte, enquanto os seus amigos embarcaram para outra cidade. Quando Pedro e os outros homens viram alguém caminhando sobre a água, sentiram muito medo, pensaram que era um fantasma. Para comprovar que estava vendo Jesus, Pedro pediu para andar sobre as águas também e Jesus o chamou. Então, desceu do barco e começou a caminhar, mas se assustou com um vento muito forte e afundou, começou a se afogar, mas Jesus o salvou. Eles voltaram para o barco, e Jesus explicou que é preciso acreditar que o Senhor pode proteger todos, mesmo quando sentem medo, assim como eu e você.

20. Jesus abençoa as crianças
Lucas 18:16
" Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque deles é o reino de Deus."

HISTÓRIA
Algumas pessoas levavam seus filhos até Jesus. Os amigos de Jesus ficaram incomodados.
Jesus viu isso e falou: "Deixem que as crianças venham até mim, não as proíbam. O Reino de Deus é das pessoas que são como essas crianças."
Então Jesus orou e abençoou as criancinhas.

21. Jesus fala sobre o amor
João 15:12
" O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei."

HISTÓRIA
Quando falava com a multidão, Jesus explicava sobre como as pessoas deveriam se comportar para que Deus ficasse feliz. O Senhor dizia que elas deveriam ser boas umas com as outras e sempre fazer o bem, amando a todos. Jesus ama tanto os adultos e as crianças, que os chama de seus amigos. Ele disse que, sempre que você pedir algo a Deus em nome de Jesus, Deus atenderá ao seu pedido. Para isso, é importante amar as pessoas.

22. A cura do cego de Jericó
Lucas 18:42
" E Jesus lhe disse: Vê: a tua fé te salvou."

HISTÓRIA
Jesus viajava por várias cidades operando maravilhas e ensinando sobre como agradar a Deus. Certa vez, Jesus estava chegando a Jericó quando um homem cego que pedia esmola começou a chamá-lo bem alto. Algumas pessoas queriam que o cego ficasse quieto, mas Jesus disse para ele se aproximar. O homem foi levado para perto de Jesus e, por acreditar de coração que Cristo podia fazer um milagre, saiu dali enxergando e louvando a Deus.

23. A última ceia
Mateus 26:26-28
" Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados."

HISTÓRIA
Era a época da Páscoa em Jerusalém.
Jesus e seus amigos fizeram um jantar especial.
Jesus falou ao seus amigos:
"Não vou ficar com vocês por muito tempo. Mas vocês vão descobrir como Deus é maravilhoso."
E Jesus continuou:
"Quando eu for, lembrem disso: amem uns aos outros."

24. Crucificação e ressurreição de Jesus Cristo
Mateus 28:5-6
"O anjo disse às mulheres: “Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia."

HISTÓRIA
Jesus fez muitos milagres e ensinou sobre o amor de Deus, mas algumas pessoas não gostavam dele e o pregaram em uma cruz para morrer. Porém, três dias depois, Jesus ressuscitou e apareceu aos seus amigos, os discípulos. Ele lhes disse para continuarem anunciando às pessoas de todo o mundo a bondade, o amor e tudo mais que havia ensinado. Depois, falou que estaria sempre com aqueles que acreditassem nele. Por isso, Jesus está ao seu lado, todos os dias.

25. Celebrando o nascimento de Jesus e rendendo graças a Deus por tamanho amor.
João 3:16
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

HISTÓRIA
Hoje nós celebramos o nascimento de Jesus, o filho de Deus, que veio ao mundo como um bebezinho, cresceu, se tornou um homem adulto e morreu para perdoar os nossos pecados.
Vamos nos alegrar, Jesus nasceu!

@depoisdetervoces


Calendário do Advento - Conhecendo Jesus

DESAFIOS
@depoisdetervoces


DIA 1
Em família, assistir a um filme da história do Natal.
Sugestão:

DIA 2
Vamos trabalhar a paciência para aprendermos a esperar as promessas de Deus?
Como símbolo de esperança plante uma sementinha de feijão e cuide dela diariamente até que ela cresça.

DIA 3
Faça anjinhos de papel para decorar sua árvore de natal e presentear alguém.
Sugestão:


Vídeos:


DIA 4
Trace no mapa o caminho que Maria e José fizeram para realizar o alistamento.
Realize o Censo da sua casa, incluindo os parentes mais próximos.

 






















DIA 5
Caça ao presépio.
PISTAS PARA A CAÇA AO PRESÉPIO:


Para quem não tem presépio,esta é uma sugestão de como fazer um de papel:







DIA 6
Desafie cada pessoa da sua casa a separar roupas para doação.

DIA 7
Separe alguns brinquedos para doação.

DIA 8
Faça enfeites para sua árvore com palitos de picolé ou com papelão.
Sugestão:
 

 

 

 


DIA 9
Pinte a imagem do batismo de Jesus

DIA 10
Faça uma lista de algumas pessoas que você é grato por elas existirem na sua vida.
"Você é grato por quem? Por quê?"
Lembre-se de orar por todas elas .

DIA 11
Ajude a mamãe e/ou papai a contar a história do primeiro milagre de Jesus e observe a água se transformando em vinho!
(Você precisará de 6 copos descartáveis; 1 copo ou taça transparente; e 1 colher de sopa de suco de uva em pó para ficar no fundo da taça.
A criança pode encher os copos com água no momento em que a história pede e também colocar a água na taça para que se transforme em "vinho")

DIA 12
Recorte e cole os peixes da atividade e faça um colorido bem bonito.
Assista ao vídeo da música Pedro, Tiago e João no barquinho, de 3 palavrinhas. Cante e dance junto com o papai e a mamãe.

DIA 13
Recorte, cole e faça um colorido bem bonito na atividade de hoje.

DIA 14
Faça biscoitos de Natal ou bolinhos, em família, e presenteie 12 pessoas

DIA 15
Assistir ao clipe da música "não construa a sua casa na areia"

DIA 16
Passear pelas ruas da cidade para ver a decoração de Natal.

DIA 17
Faça uma lista de desejos, cole num lugar visível, e ore por eles, todos os dias, até o Natal.
(Fale para a criança que esses desejos não precisam ser apenas bens materiais, e, se for necessário, cite alguns exemplos. A intenção é que se torne um hábito para além do Natal.)

DIA 18
Desenhe e pinte os pães e os peixes dentro do cesto na atividade.
Compre uma sacola com pães e doe para alguém que necessita.

DIA 19
Faça uma corrida de barquinhos de papel.
Você vai precisar de: Barquinhos de papel, canudos para soprar os barcos, uma bacia/uma piscina/um tanque.


DIA 20
Hoje é dia de brincar fora de casa com outras crianças

DIA 21
Confeccione cartões de Natal e coloque-os por baixo da porta, ou na caixa de correio, de alguns vizinhos, anonimamente.

DIA 22
Vamos brincar de adivinhar os objetos com o tato.
Sugestão de atividade: sentir os objetos com as mãos, dentro de uma caixa ou sentir os objetos com os pés, no último caso, vendado.


DIA 23
Ajudar a preparar um jantar em família.
Atividade do dia:

DIA 24
Atividade do dia:
 




DIA 25
Em família, encene o nascimento de Jesus.
Com um bolinho (de verdade ou de brinquedo) cante parabéns para Jesus.






2 comentários: