quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Desmame Noturno Gentil por Dr. Jay Gordon

Este é um artigo muito famoso que vem ajudando mães em todo o mundo. 
Resolvi trazê-lo aqui fazendo uma tradução bem superficial no Google Tradutor🙊 Mas dá pra entender bem. 
A propósito, segui esse plano no desmame noturno de Vitor e de Elis e foi um sucesso!
Espero ajudar vocês também. 


Sono, mudança de padrões na cama da família

24 de fevereiro de 2010
Postado por Dr. Jay Gordon

Só consigo imaginar uma mãe e um pai tão cansados ​​quanto qualquer um, ansiosos para ver este artigo sobre o sono e descobrindo que o deixamos indisponível por um tempo!

Tivemos que fazer isso porque não escrevi o artigo com clareza suficiente e preciso esclarecer alguns fatos muito importantes.

Seria difícil encontrar um defensor tão forte da cama da família (pais e crianças dormindo juntos) quanto eu. No entanto, recebi um email comentando que havia seções deste "plano" que eram fáceis de interpretar erroneamente como sendo apenas outro ângulo no "treinamento do sono" para bebês pequenos. Não é para ser isso. Nem mesmo um endosso dos benefícios de fazer seu bebê “acalmar-se a dormir” durante o primeiro ano.

Aqui está o que realmente quero fazer: quero oferecer uma alternativa aos métodos de Ferber, Weisbluth e Whisperer.
Eu nunca quero ver minhas idéias aplicadas a um bebê de 4 meses ou mesmo de 7 meses de idade. Por uma questão de fato, não gostaria que as minhas ideias fossem aplicadas em um bebê à noite, mas sei que às vezes isso será feito e gostaria de oferecer um plano gentil e apoiado para bebês maiores de 1 ano.

Antes de prosseguir, permita-me expressar minha preocupação primordial. Os bebês se saem melhor quando respondemos a todas as suas questões da melhor maneira possível e atendemos às suas necessidades da melhor maneira possível.

A maioria das famílias que cuidei na minha prática pediátrica dorme em uma "cama de família."
Seus bebês tendem a amamentar por mais de 1 ano e não dormem a noite melhor do que a maioria de nós faria se cochilássemos a poucos centímetros do melhor restaurante da cidade e soubéssemos que estava aberto 24 horas por dia.

Esse arranjo não é apenas adequado e tolerável, mas na verdade parece mais fácil para as mães que podem rolar, amamentar um pouco e voltar a dormir com seus bebês, em vez de ter que sair da cama para amamentar ou, alternativamente, recusar-se a amamentar e seus bebês voltam a dormir de outra maneira.

Muitos pais continuam esse padrão durante o primeiro ano e até o segundo e além, mas alguns se cansam dele - ou simplesmente se cansam - depois de um tempo e estão procurando uma maneira de mudar as coisas. O mais triste é que algumas mães e pais acham que o desmame total da amamentação é a melhor maneira de dormir mais. Eles optam por não considerar o desmame noturno como uma boa opção.

Existem dezenas de livros e artigos de revistas confusos, sugerindo que pode haver uma maneira rápida e fácil de fazer seu bebê dormir ou de não amamentar durante a noite. Ainda não li um que dissesse a verdade completa aos pais: não é fácil, raramente é rápido e geralmente é barulhento e comovente por algumas noites. . . ou mais. Vi muitas famílias precisando de ajuda e recebendo opções que não gostavam.

Eu tenho uma alternativa melhor ao desmame completo ou a deixar o bebê chorar. Os bebês acordam para a interação ideal com as mães, mamar e voltar a dormir. Se oferecermos a eles um pouco menos do que isso por algumas noites e, em seguida, um pouco menos e ainda menos nas noites seguintes, uma leve modificação de comportamento os levará a perceber que pode não valer a pena "bater à porta de um restaurante fechado", por assim dizer.

Não recomendo nenhuma alteração forçada do sono durante o primeiro ano de vida. Provavelmente, a única exceção a isso seria uma emergência envolvendo a saúde de uma mãe que amamenta. Existem muitas sugestões em livros e revistas que pressionam o “dormir a noite toda” durante os primeiros meses do bebê ou durante o primeiro ano. Não acho que essa seja a melhor coisa a fazer e tenho certeza de que quanto mais cedo o bebê receber “não-resposta” dos pais, maior a probabilidade dele se fechar, pelo menos um pouco.

Não me interpretem mal. Eu amo a cama da família, o desmame guiado pela criança e o carinho dos filhos durante todo o primeiro, segundo, terceiro ano ou mais,  se estiver funcionando bem e se a família estiver indo bem. Não deixe  ninguém convencê-lo de que essa é uma escolha prejudicial ou que não haverá "maneira" de tirá-lo da cama se não o fizer agora. Não acredite em alguém que diga que os bebês que abraçam e amamentam a noite toda "nunca" aprendem a se acalmar ou a se tornar independentes. Isso simplesmente  não é verdade, mas vende livros e os mitos permanecem em nossa cultura.

Algumas mães simplesmente não querem fazer isso depois de alguns meses ou anos e deveria haver uma terceira opção ao invés de gritar ou ceder à amamentação a noite toda. Mais uma vez, apoio a cama da família e a amamentação noturna frequente por um longo tempo e até tento estimular alguns pais a irem um pouco mais longe, mas muitas vezes tenho que mudar de posição e apoiar e ajudar as famílias com escolhas difíceis.

Aqui está o que eu recomendo  para  bebês mais velhos, maiores de 1 ano:

Escolha as sete horas de sono mais valiosas para si. Pessoalmente, prefiro 11h. até as 6 horas da manhã, mas você pode ter uma preferência diferente.

Altere as regras durante esse horário e fique tranquila porque um bebê de cama familiar tem uma personalidade “bem construída” e pode suportar essa mudança de regra e a leve inconsistência de conseguir tudo o que deseja o tempo todo. . . oops, "quase" o tempo todo.

Essa é a palavra que queremos mostrar a esse bebê. A palavra "quase". Se ao menos pudéssemos explicar a ele que "mães e pais cansados ​​levam seus filhos ao parque um pouco menos e que filhos de pais bem descansados ​​vão ao zoológico e fazem caminhadas muito mais do que filhos de pais exaustos". Se essa explicação só fizesse sentido para as crianças em algum lugar antes do terceiro aniversário (e não acontece!) Elas simplesmente virariam de lado e diriam: "Até a manhã" e nos deixarão dormir o quanto quiséssemos.

Eu tento fazer isso em intervalos de 3 e 4 noites.

Suponho que você tenha um bebê maravilhosamente saudável de  12, 15, 20 ou 30 meses de idade que ainda adora acordar a cada 2 a 4 horas para abraçar, mamar ou ninar. . . tanto faz. Suponho que você tenha pensado nisso, decidido que deseja fazer alterações e alertado os vizinhos de que pode ficar um pouco barulhento por uma semana ou mais.

Estou assumindo que ambos os pais concordam - ou quase concordam - que essa é a melhor coisa a fazer. E, suposição mais importante de todas, você está disposto a ir “em linha reta” para a meta de sete horas seguidas de sono.

O motivo dessa última afirmação: se o seu bebê aprender que chorar, se contorcer e se agitar (eufemismos, digamos apenas "chorar" ... desculpe) por 1 hora fará você amamentá-lo, você se regridirá um pouco. Este é o melhor programa que eu já vi, mas está longe de ser fácil. E agora, para dizer novamente, eu realmente gosto do que você tem feito: carinhos, amamentando e abraçando a noite toda. Não mude isso com o meu programa ou qualquer outro se você estiver feliz em fazer o que está fazendo. Mas . . .

As 3 primeiras noites

A qualquer momento antes das 23h (incluindo 22h58), amamente para dormir, nine e amamente quando ele acordar e amamente novamente, mas pare de oferecer a amamentação como a solução caso ele acorde após as 23h. Ao invés…

Quando o bebê acordar à meia-noite ou em qualquer outro momento após as 23 horas, abrace-o, amamente por um curto período de tempo, mas certifique-se de que ele  não durma no peito e o deixe  acordado . Massageie um pouco suas costas, abrace-o um pouco até que ele adormeça, mas não o coloque de volta no peito (ou na mamadeira, se for o caso). Ele deve adormecer com o seu conforto ao lado dele, mas não tendo que ser amamentado para adormecer.

Agora, ele lhe dirá que está zangado e não gosta dessa nova rotina. Eu acredito nele. Ele também tentará lhe dizer que está assustado. Acredito que ele esteja zangado, mas um bebê que teve centenas de noites seguidas de carinho não tem  medo de adormecer com a sua mão nas costas e sua voz no ouvido. Zangado sim. Assustado, não, não mesmo.

Durante essas 3 primeiras noites,  repita esse padrão  somente depois que ele tiver dormido. Ele pode dormir por 15 minutos ou pode dormir por 4 horas, mas precisa dormir e acordar novamente para se aconchegar e mamar de novo.

Serão noites difíceis.

Você pode ter decidido que realmente não está pronto para fazer isso. Então pare. Pare e comece novamente em alguns meses, se quiser. Escolher a hora certa é crucial e muitas pessoas escolhem uma hora pressionado por amigos, médicos ou parentes, mas isso não funciona tão bem.

É melhor fazer isso na cama da família, em um berço no mesmo quarto ou usando um berço em outro quarto? Prefiro continuar na cama da família, embora possa parecer mais difícil no começo, mas sempre me pareceu mais difícil colocar um bebê dentro e fora de um berço. No entanto, um berço ou cama de criança no seu quarto pode ser o que funciona melhor para você. Outra opção é expandir os limites da sua cama colocando outro colchão ao lado do seu colchão. Um pouco mais de espaço para cada membro da família pode ajudar a resolver alguns dos problemas do sono. Minha escolha menos favorita é um berço ou cama em um quarto separado.

Mais uma vez, nessas  três primeiras noites , entre as 11 da noite e as 6 da manhã, aconchegue-se e amamente rapidamente, ponha o bebê na cama acordado, massageie as costas, converse até ele adormecer e repita esse ciclo somente depois que ele dormir e acordar novamente. Às 6h01, faça o que estiver fazendo como rotina matinal, ignorando os padrões das sete horas anteriores. Muitos bebês rolam, amamentam e se aconchegam de volta ao sono, dando uma hora extra a mais. Alguns não.

Para mim, uma das partes mais tranquilizadoras desse "plano de sono" é ver que os bebês acordam bem, felizes e sem ressentimentos com a mudança nas regras. Você verá o que quero dizer, mesmo que os primeiros minutos da manhã não sejam exatamente como sempre foram.

As próximas 3 noites

Mais uma vez, a amamentação para às 11 da noite. Quando ele acordar, abrace-o e o nine por alguns minutos, mas  não o amamente , coloque-o na cama acordado . Colocá-lo acordado é uma parte crucial de todo esse esforço, porque realmente o ensina a adormecer com um pouco menos de contato e depois um pouco menos. Não amamentar é a grande mudança durante essas 3 noites. Bebês de 1 ano de idade podem facilmente passar essas sete horas (ou mais) sem calorias. Eles gostam de mamar um pouco durante a noite, mas fisiologicamente e nutricionalmente, não é muito tempo para ficar sem comida.

Se eu pudesse acordar minha esposa algumas vezes por noite, pedir que ela me espremesse um pouco de suco de laranja fresco (minha bebida favorita) e massageasse minhas costas enquanto eu bebia, não escolheria abandonar voluntariamente essa rotina. Minha esposa pode ter algumas idéias diferentes e se cansar do padrão rapidamente. Os bebês raramente desistem de seus padrões e coisas favoritos - dia ou noite - sem hesitar e chorar.

Eu realmente não gosto de ouvir bebês chorando. Na verdade, eu  odeio ouvir bebês chorando. Ao contrário deles, porém, nós, adultos, podemos realmente entender as implicações da falta de sono para uma família de três, quatro ou mais pessoas. Os padrões de sono às vezes precisam ser alterados. A incrível segurança e tranquilidade que a cama da família providenciou e continua a providenciar fornece o melhor contexto e local para essas mudanças.

Durante essas próximas 3 noites , alguns bebês choram e protestam por dez minutos e outros por uma hora ou mais. Seu bebê está ciente de que você está bem ao lado dele, oferecendo conforto e tranquilidade. Simplesmente não é o modo de conforto que ele deseja no momento. É difícil ouvi-lo chorar, mas vai funcionar. Acredito que um bebê bem-amado, depois de 1 ano ou mais na cama da família , será o beneficiário final dos pais dele que dormem mais. Não por coincidência, os pais também se beneficiam do "grande momento".

“Sim, nos últimos meses, tivemos o voto de 1 a 2 - não democraticamente - a favor. . . o bebê. - Alguém quer acordar a noite toda, alimentar e passear com o bebê e ficar realmente cansado o dia todo e no dia seguinte também? Bem, o voto é de 1 a 2 a favor do bebê. ”

Agora, o que estamos dizendo é que, às vezes, votaremos 2 a 1 a favor da família do bebê. Esse conceito de "família do bebê" pode ser repugnante para quem se considera o rei da Inglaterra ou imperador do mundo inteiro, mas saber que ele tem esse sentimento de poder nos permite rebaixar com confiança o ditador a um membro respeitoso da família. A família dele.

No final da sexta noite, seu bebê voltará a dormir sem ser amamentado. Ele vai voltar a dormir depois de um belo abraço, uma massagem e suas palavras em seu ouvido.

Se, a qualquer momento, isso parecer errado, pare, espere alguns meses e comece de novo. Não vá contra os seus "instintos", que indicam que é a hora errada para obter intervalos de sono mais longos do seu bebê. Seus instintos são melhores do que qualquer programa de modificação do sono já escrito.
As próximas 4 noites

Noites 7, 8, 9 e 10. Não o pegue , não o abrace. Quando ele acordar depois das 23 horas, fale com ele, toque nele, fale mais um pouco, mas não o pegue. Esfregue as costas apenas. Sem amamentar também, obviamente. Ele voltará a dormir. Repita o ato de esfregar as costas e falar quando ele acordar. No final da nona noite, ele voltará a dormir, embora com relutância em alguns bebês e crianças pequenas, apenas com uma massagem e uma voz suave.

Depois

Após essas primeiras 10 noites, continue abraçando e amamentando para dormir, se você quiser e ele quiser, mas não faça nada quando ele acordar, exceto tocar um pouco e conversar brevemente com ele. Isso pode continuar por mais 3 ou 4 noites, mas ocasionalmente continua por mais uma semana ou mais. Então . . . para. Ele aprendeu que é igualmente amado, recebe praticamente tudo o que precisa e deseja o dia todo, mas deve devolver sete horas por noite aos pais e à família.

O que acontece se você viaja, ele fica doente ou alguma outra circunstância exige um retorno a mais na interação noturna? Nada. Você faz o que precisa (abraçar, amamentar, andar, no meio da noite, quantas vezes for necessário) e depois passar uma ou duas ou três noites voltando ao novo padrão estabelecido pela família.

A propósito, "pague o bebê". Certifique-se de que ele realmente receberá muitos benefícios pela boa noite de sono. Vá ao parque com mais frequência. Faça todas essas coisas com ele que você  disse que faria se ele deixasse você dormir mais. Explique a ele como você está fazendo. Ele entenderá de uma maneira cada vez melhor e ficará bem com tudo isso.

Este artigo pode ser lido na versão original, em inglês, no site:


Nenhum comentário:

Postar um comentário