quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Desmame Noturno Gentil: 2° Filho - Relato pessoal

 


Elis fez 2 anos no dia 14 de maio de 202 e, pra mim, foi como se nós tivéssemos cruzado a linha de chegada das recomendações da OMS em relação ao aleitamento materno. Decidi que era a hora de iniciar o desmame noturno, e é claro que eu iria querer fazer o Desmame Noturno Gentil, como fiz com Vitor. Gradativo, passo a passo, guiado por mim e com muita tranquilidade. 

Nós temos uma rotina antes de dormir. Primeiro a janta, depois escova os dentes, troca de roupa, vai para cama, conversamos sobre o dia, contamos uma história, fazemos uma oração, mama (sempre amamentei deitada) e dorme. Às vezes Elis pedia para dormir no braço, e como eu chegava à noite bem cansada do dia a dia dentro de casa defini que o braço da mamãe  seria ela vim para o meu colo, eu estando sentada na cama, cheia de travesseiros para me deixar bem confortável. E ela aceitou bem. O braço do papai era de pé e o da mamãe era sentada.

Eu já vinha há alguns dias (Uma semana, mais ou menos) contando até 10 todas as vezes que ela começava a mamar. Ela largava o peito e pedia o outro e eu contava até 10 e ela ia embora satisfeita. Muitas vezes eu contava até 5 também e ela aceitava de boa. Daí comecei a conversar sobre o desmame, falando que o pepê agora iria dormir à noite e só teria leitinho quando o sol acordasse. Ela ficava bem brava com essa conversa, gritava "O pepê dorme nãaaao" 😳 Mas eu ia levando de uma forma bem tranquila. 

Chegou o dia em que me senti pronta pra iniciar, conversei com Rodrigo e ele me deu o maior apoio, já esperando não dormir junto comigo kkkk 

Conversei com Elis durante o dia, dizendo que quando chegasse a noite ela iria mamar sentada antes de dormir e só ia ter pepê deitada novamente quando amanhecesse às 6h da manhã e ela concordou. 

Iniciamos: 

1°Noite (16/05)

Coloquei ela pra mamar no meu colo, ela mamou nos dois peitos (contei até 10 em cada peito), deitou na caminha e cantei 4 músicas. Ela pediu para vir para o meu braço, coloquei ela no colo, cantei mais algumas músicas e ela acabou dormindo no meu colo às 19h30 depois coloquei na cama.

00h30 acordou e pediu pra mamar. Coloquei ela no colo, mamou contando até 10 e ao voltar pra cama pediu o colo novamente. Dormiu no meu colo e coloquei na cama.

5h30 acordou, não pediu pepê, mostrei o relógio pra ela e disse que ainda estava muito cedo ainda, mas daqui a pouco dava 6h. Cantei uma música alisando suas costas e ela dormiu.

6h30 acordou, mamou e saiu da cama com o pai. 

*

2°Noite (17/05)

Depois da rotina da noite conversei com ela antes da mamada. Falei que se ela quisesse vim para o meu colo ela poderia vim, mas o colo da mamãe era só pra fazer carinho e pra dormir ela teria que ir pra caminha. Perguntei se ela entendeu e ela disse que sim. 😄😍

Coloquei ela pra mamar no meu colo, ela mamou nos dois peitos (contei até 10 em cada peito), deitou na caminha e cantei 4 músicas. Ela pediu para vir para o meu braço, coloquei ela no colo cantei mais três músicas, depois falei que iria contar até 10 pra ela poder ir pra cama. Contei até 10 e ela deu um pulo para cama, alisei suas costas e ela dormiu às 19h30.

00h acordou e pediu pepê. Dei o peito sentada, contando até 10, os dois peitos. Ela foi pra cama e dormiu com 1 música sem alisar as costas.

4h30 acordou e não pediu peito. Cantei umas 3 músicas alisando as costas e depois a barriga e dormiu.

6h30 acprdou e saiu do quarto sem mamar.

*

3° Noite (18/05)

Hoje as crianças foram dormir mais tarde porque foi meu aniversário. 

Elis dormiu às 20h30 depois de mamar.

1h acordou pedindo pepê. Mamou no meu colo e pediu pra ficar um pouco mais. Cantei umas 4 músicas, contei até 10 e ela foi pra cama e dormiu sem música e sem alisado, só com o shiiishiiishiii que eu tava fazendo.

7h acordou, mamou e saiu do quarto. 

*

4°Noite(19/05)

Segunda fase. Dia de não dar mais de mamar na madrugada.

Fomos dar um passeio de carro essa noite pra ver se eles dormiam no carro. Vitor voltou dormindo, Elis não. 

Mamou no meu colo com as luzes apagadas, contei até 10 em cada peito e ela foi pra cama. Cantei 5 músicas enquanto alisava as suas costas e de vez em quando a barriga. Dormiu às 20h.

23h acordou assustada e se sentou na cama, acho que teve um pesadelo, falei baixinho com ela, disse que estava lá e cantei 1 música e ela voltou a dormir.

1h30 acordou e não pediu peito. Cantei 2 músicas alisando as costas e dormiu.

6h acordou e EU ofereci o peito 😬, mamou deitada mesmo e dormiu mais um pouco. 7h30 acordou e saiu correndo do quarto.

*

5°Noite (20/05)

Mamou no meu colo com as luzes apagadas, contei até 10 em cada peito e ela foi pra cama. Começou a chorar pedindo o braço do pai e chamando pra ir pra fora do quarto (acho que ela ficou agitada por causa do irmão que estava chateado com algo).

19h30 dormiu nos braços do pai. 

21h15 acordou espirrando e coçando o nariz. Não aceitou shiiishiiishiii nem alisada nas costas. Comecei a cantar e na metade da música estava dormindo novamente.  

23h20 acordou mas voltou a dormir com metade de uma música. 

1h30 acordou chateada, reclamando de algo 🤷‍♀️, mas não pediu peito. Veio pra meu colo, cantei, contei até 10 e voltou pra cama, mas precisei ainda cantar umas 2 músicas. 

3h15 acordou novamente, dessa vez pediu pepê. Conversei com ela, falei que estava de noite ainda mas que eu estava com ela, comecei a cantar e alisar as costas e ela dormiu.

4h30 acordou novamente. Essa foi a pior hora, por causa do meu sono e porque canto competindo com os passarinhos que já estão anunciando o novo dia na minha janela (bem alto por sinal). Queria o pepê de todo jeito, conversei novamente, ela pediu colo, cochilou, acordou, foi pra cama, voltou, pediu pra ficar no meu braço e que eu ficasse de pé. Me recusei a ficar de pé e ela começou a chorar🙈. Não quis o braço do pai. Saí com ela pra cadeira de balanço na sala para que não acordasse o irmão. Entre cochilos e acordadas, choramingos e abraços, ela dormiu no meu colo na cadeira de balanço às 5h40. Voltei pra o quarto com ela, às 6h mamou deitada e do jeito que estava dormiu novamente, acordou quase 8h dizendo que o dia amanheceu e saiu do quarto toda animada.

Essa foi a pior noite até aqui, e o pior foi ela não aceitar o braço do pai pra rolar um revezamento. 🙆‍♀️ 😩

*

6°Noite (21/05)

19h30 todos prontos pra dormir, Elis mamou, deitou na cama, pediu pra eu cantar Boi da Cara Preta 🤷‍♀️ cantei umas 40 vezes porque se eu trocasse de música ela reclamava. Cochilou, mas acordou por causa do celular de Rodrigo que tocou nas alturas 😒

Tentei colocá-la pra dormir novamente mas ela pediu colo. Cantei, ela pediu peito, dei de mamar, coloquei na cama, ela chorou, voltou pra o meu colo, pediu pra levantar, o pai pegou no braço, ela pediu pra voltar pra meu colo, pediu pra eu levantar, chamei pra sentar, ela chorou, o pai pegou e foi pra sala com ela, dormiu. Quando o pai foi colocá-la na cama ela acordou chorando, ele voltou pra sala e ficou tudo calmo. Eu fui buscá-la pra dormir no quarto, levei pra cama, ela chorou um pouco e só se acalmou quando comecei a contar uma história. Contei 3 histórias e cantei 3 músicas. Enfim dormiu, às 21h50 😨

1h15 acordou, contei uma história, porque não quis música, e dormiu.

5h acordou pedindo pepê, mostrei o relógio, conversei, contei outra história e dormiu.

6h30 acordou, mamou deitada e dormiu.

8h acordou e saiu da cama.

*

7° Noite (22/05)

Terceira fase. Dia de tentar fazer dormir com o mínimo de toque possível, caso acorde na madrugada. 

Mamou com as luzes acesas. Apagamos as luzes e comecei a contar uma história (se eu começo a cantar ela pede uma história agora), depois uma música. 

19h40 dormiu.

Dormiu a noite inteira!

6h acordou (super pontual), mamou e dormiu novamente. 

8h acordou e saiu da cama.

*

8°Noite (23/05)

Mamou com as luzes acesas. Apagamos as luzes e comecei a contar uma história.

19h20 dormiu.

4h acordou, pediu comida. Dei água (deixei a garrafinha dela pertinho da cama já) ela tomou, virou de lado e dormiu.

6h30 acordou, mamou e dormiu. 

8h acordou e saiu. 

*

9°Noite (24/05)

Dormiu 18h55 dentro do carro (fomos dar uma voltinha de carro após a janta)

00h30 choramingou um pouco eu fiz shiiishiiishiii e voltou a dormir.

4h acordou pedindo pepê (acho que estava com fome mesmo porque jantou muito cedo hoje), dei água, cochilou, acordou, chorou, cochilou, acordou, chorou. Contei histórias, cantei, contei até 100, e nessa pegada deu 6h, ela mamou e dormiu.

8h30 acordou e saiu da cama. 

*

10°Noite (25/05)

19h30 dormiu, sem história e sem música. Mamou enquanto o pai contava a história da noite, oramos, ela foi pra cama, desligamos as luzes e ela dormiu 🤷‍♀️

Dormiu a noite inteira.

6h acordou, mamou e saiu da cama chamando todo mundo pra brinca.

*

11°Noite (26/05)

20h dormiu

23h acordou cheia de gazes. Conseguiu voltar a dormir ouvindo uma história. 

4h20 acordou chorando (como um pesadelo). Demorou um pouco pra voltar a dormir. 

6h30 acordou gritando "olha mamãe, amanheceu o dia!" Mamou e saiu da cama.

*

12° Noite (27/05)

18h55 dormiu

6h acordou, mamou e saiu da cama.

*

13° Noite (28/05)

18h45 dormiu;

4h acordou chorando, cantei e ela dormiu; 

5h acordou chorando pedindo pepê, dei uma enroladinha;

5h30 dei o peito e ela dormiu;

8h30 acordou e saiu do quarto.

*

14°Noite (29/05)

19h20 dormiu;

3h acordou, pediu água. Tomou água, cantei e ela dormiu.

4h acordou e pediu braço, coloquei no colo, cantei 4 músicas e ela foi pra cama.

7h acordou, mamou e saiu da cama. 

*

15°Noite (30/05)

19h40 dormiu dentro do carro;

3h acordou chorando (como um pesadelo), tomou água e dormiu;

6h30 acordou pedindo pepê, mamou e saiu da cama. 

*

16°Noite (31/05)

19h30 dormiu dentro do carro;

3h30 acordou, tomou água e dormiu;

5h acordou chorando alto. Tirei do quarto pra não acordar o irmão;

5h30 dei peito, mamou e dormiu;

6h30 acordou e saiu da cama;

8h voltou pra o quarto, mamou e dormiu até às 9h30.

*

17° Noite (01/06)

19h40 dormiu;

5h40 acordou, mamou e dormiu;

6h levantou

*

18° Noite (02/06)

20h30 dormiu sem mamar porque eu estava fora de casa numa assistência à um parto.

5h acordou, mamou e dormiu;

7h acordou e saiu da cama.

*

19°Noite (03/06)

19h40 dormiu;

1h acordou pedindo tim tim (picolé 😂), tomou água, cantei e foi dormir;

6h30 acordou, mamou e só saiu da cama às 7h. 

*

20° Noite (04/06)

19h15 dormiu;

6h acordou, mamou e acordou o pai pra sair do quarto. 

*

Foi assim durante esses 20 dias. Pra mim, muito tranquilo. Chorou por causa do peito apenas uma vez e rapidamente, as outras vezes foi porque acordou assustada ou porque queria que eu ficasse de pé 😅. Não ficou sozinha, foi consolada por mim e/ou pelo pai, com muito colo, abraços e carinhos. 

Depois disso ela continuou dormindo a noite toda.

Hoje, 4 meses depois, ela continua dormindo às 19h, não acorda mais para comer, dorme a noite inteira, e acorda às 5h30 pra mamar (realmente acorda pra mamar quando o sol "acorda"😅).

A amamentação durante o dia continua, até quando eu não sei, só sei que no momento estou sem pressa para acabar. Mas isso é assunto para outro post.💕

Pra saber como foi o Desmame Noturno de Vitor é só clicar AQUI.

Sobre o Desmame Total de Vitor é só clicar AQUI


Um xêru grande e até a próxima!❤
Fiquem com Deus



Nenhum comentário:

Postar um comentário