Depois de ter vocês

Depois de ter vocês

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Desmame noturno gentil: noites com um sono mais tranquilo e dias com mais disposição PARTE 2 de 2


Para você acompanhar a parte 1 dessa jornada CLIQUE AQUI

O plano do desmame noturno gentil do Dr.Jay Gordon é algo bem gradativo.
Se você não conhece e/ou nunca ouviu falar, esse é o link original 👉 Link
Aqui vou relatar como foi a minha experiência seguindo os passos desse plano. Escolhi o período das 23h às 6h da manhã para não dar de mamar, para tentar descansar.
Vamos lá!

NOITE 1
06/11/17

20h30 fomos para a cama, antes disso conversei com o Vitor e falei que só teria pêpê deitado quando o sol aparecesse, Rodrigo contou as historinhas, oramos, dei o peito e Vitor dormiu.
(((Até aí, tudo como sempre foi))))
00h ele acordou pedindo pêpê, coloquei ele sentado no meu colo e dei os dois pêpês que ele pediu e fiquei o tempo todo perguntando se ele já havia terminado.
(((esse processo era a novidade pra gente, porque quando ele acordava eu só colocava o peito pra fora, deitada do jeito que estava, e assim nós voltávamos a dormir))))
Quando fui colocá-lo de volta na cama ele começou a chorar pedindo os braços do papai. O pai o pegou nos braços e o colocou para dormir, mas sempre que ia colocá-lo de volta na cama ele acordava pedindo mais braço. Levei a cadeira de balanço para o quarto e Rodrigo ficou sentado com ele nos braços.
00h40 Rodrigo conseguiu colocá-lo na cama.
4h ele acordou novamente pediu pêpê, dei de mamar naquele esquema, coloquei ele sentado no meu colo e perguntei se ele já havia terminado, depois voltou para a cama ainda acordado e dormiu.
6h40 ele acordou, mostrei a hora para ele e falei que ele já poderia mamar deitado. Mamou e saiu da cama atrás do pai.

NOITE 2
07/11/17

20h30 todos deitados, mas antes de deitar a mesma conversa do pêpê quando o sol aparecesse, historinha, oração, dei o peito, ele mamou mas quis dormir nos braços do pai.
21h estava dormindo.
23h30 acordou chorando pedindo os braços do pai. Ficou nos braços até às 23h50 e veio mamar, naquele esquema, sentado e mamada rápida.
3h30 acordou, mamou e chamou novamente pelo pai. Ficou um pouco nos braços e voltou pra cama rapidamente.
6h40 acordou, não quis mamar, saiu da cama e foi para a sala com o pai.

NOITE 3
08/11/17

20h30 todos deitados, mas antes disso a conversa do pêpê quando o sol nascesse, historinha, oração, dei o peito, ele mamou mas quis dormir nos braços do pai.
21h estava dormindo.
0h30 ele acordou, dei de mamar naquele esquema e ele pediu o braço do pai, mas dessa vez Rodrigo estava cansado do trabalho e com a coluna doendo. Tentou colocá-lo de volta na cama ainda acordado, mas Vitor não aceitou, rolou um certo estresse, daqui a pouco todos no quarto estavam chateados. Resultado, Rodrigo ficou com ele na cadeira de balanço até às 1h30.
4h30 ele acordou, pediu pêpê, dei naquele esquema e o coloquei entre nós, no meio da cama, e dormiu.
7h acordou e foi pra sala sem pedir pêpê.

NOITE 4
09/11/17

Estávamos um pouco tensos pq hj  era o dia da fase 2, o dia de não dar o peito à noite.
Conversamos bastante com o Vitor falando que agora ele estava um mocinho e só teria pêpê quando amanhecesse o dia, e ele concordou.
21h30 dormiu nos braços do pai depois de mamar. (Dormimos mais tarde hoje)
Durante a noite, sentou na cama duas vezes e com o braço eu o abaixei de volta para o colchão e ele dormiu.
5h ele acordou procurando os peitos, precisei negar pq o acordo era às 6 horas da manhã, dei beijinhos, abraços, carinhos mas não teve acordo. Ele chorou, o pai colocou no braço e automaticamente ele se acalmou, mas às 5h20 o sol invadiu o meu quarto como se fosse 10h e o menino estava querendo sair pra brincar na sala. Chamei para o peito. Ele mamou por dois minutos e se virou. Ficou olhando para o pai dormindo e esperando ele acordar. 5:40 "despertamos" todos, estávamos tão revigorados com a noite tranquila de sono que não dava pra ficar fingindo que estávamos dormindo.
Sim, foi um sucesso essa primeira noite sem pêpê pq ele não acordou, mas eu não estou bem certa se foi pq ele entendeu que só teria pêpê quando amanhecesse o dia ou pq "bicou" um pouco do meu açaí (senti vontade de comer açaí antes de dormir e o marido foi comprar) e comeu duas bananas antes de dormir.

NOITE 5
10/11/17

Hoje o Vitor dormiu mais tarde pq o cochilo da tarde foi uma hibernada.
21h30  dormiu no peito.
3h ele acordou e quis ir para o meio da cama. Não pediu peito, não pediu braço do pai, só queria dormir no meio da cama, entre nós.
7h acordou querendo mamar.
O melhor foi eu e Rodrigo confessando um para o outro que, apesar da ótima dormida do Vitor, passamos a noite um tanto tensos esperando ele acordar. Kkkkk

NOITE 6
11/11/17

Hoje o Vitor dormiu novamente às 21h30 depois da conversa sobre o pêpê, história, oração e da mamada. Mas hoje teve um diferencial, ele mamou, eu perguntei se ele tinha terminado ele disse sim e virou de costas e dormiu sozinho!
23h30 ele acordou pq eu tinha saído da cama para ir ao banheiro e o pai tinha ido até a cozinha, acho que ele se sentiu sozinho no quarto e ficou me chamando. Voltei para a cama e massageei as costas dele e ele voltou a dormir.
5h acordou e foi para o meio da cama.
7h acordou pedindo pêpê.

Continua...

NOITE 7
12/11/17

Iniciamos a fase 3, sem mamadas depois das 23h, sem colo, sem braço do papai, só massagem nas costas e muito carinho.
Fomos dormir tarde pq foi dia de ir à igreja e depois saímos para lanchar. Depois de toda rotina para a noite de sono ele estava dormindo às 22h30.
DORMIU À NOITE TODA
6h acordou procurando peito, mamou rapidamente e dormiu novamente.
Acordou às 8h30

NOITE 8
13/11/17

Hoje o Vitor não quis tirar o cochilo da tarde. Resultado, 18h estava cambaleando de sono.
Jantou quase dormindo, escovou os dentes e foi para a cama. Mamou, se virou e antes das 19h estava apagado.
Fiquei preocupada pq hj não teve historinha, não teve oração, não teve aquela rotina diária para dormir.
21h30 acordou pedindo água. Tomou uma garrafinha de 300 ml deu uma mordida numa banana e voltou a dormir.
2h acordou pedindo o braço do papai. O pai colocou no braço e avisou que ficaria por pouco tempo e deitaria na cama com ele, ele concordou. Deitaram o dois na cama e dormiram juntinhos.
5h acordou puxando a minha roupa. Falei que ainda não tinha amanhecido e depois dava pêpê. Alisei as costas dele e dormiu.
6h30 acordou e mamou.
7h30 saiu da cama.

NOITE 9
14/11/17

Hoje seguimos a mesma rotina de sempre, mas dormimos às 22h.
Dormiu à noite toda e acordou às 6h pedindo pêpê.

NOITE 10
15/11/17

Hoje, teoricamente, seria a última noite do processo é, justo nessa noite, tivemos uma recaída.
O dia foi bem agitado. Feriado e passamos a tarde passeando, sem cochilo. Acabou dormindo no carro na volta do passeio e continuou por 1h30.
Dormiu às 22h e acordou às 5h pedindo pêpê, não queria acordo, nem água, nem banana. Queria pêpê. Chorou e o pai pegou nos braços até que ele acalmou e voltou para a cama pedindo pêpê novamente. Falei que não tinha mais pêpê, mas tinha água e banana pq sabia que ele estava com fome. Ele pediu água e banana, comeu e dormiu.
7h30 acordou, mamou e saiu da cama.

NOITES 11, 12, 13, 14 E 15

Decidimos continuar em observação por mais 5 noites e podemos ver que  o resultado de todo o processo foi surpreendente.
Ele se adaptou à nova rotina com pouquíssimo choro e sem nenhum trauma. Confesso que achei que seria mais difícil.
Hoje, o Vitor dorme à noite inteira, praticamente, todos os dias. Às vezes ele acorda querendo ir para o meio da nossa cama, às vezes ele acorda pedindo água e comida (quando vai dormir sem a ceia), mas não pede mais o peito e a novidade é que ele está aprendendo a dormir sozinho. Larga o peito e fica se revirando para um lado e para o outro na cama até pegar no sono.
Ah! Durante o dia ainda continuamos, firmes e fortes, com o pêpê!

A sensação que tenho é que realmente foi tudo muito gentil e estou muito orgulhosa da nossa família. E o melhor de tudo, ESTOU DORMINDO PELO MENOS 7 HORAS POR NOITEEEEE!

Um xêru grande e até a próxima ❤
Fiquem com Deus 

Desmame noturno gentil: noites com um sono mais tranquilo e dias com mais disposição PARTE 1 de 2



Quando o Vitor fez 2 anos e 1 mês decidi que era a hora de acabar com a livre demanda e fazer o desmame parcial, porque eu não tenho a intenção de que ele largue o peito de vez ainda. Eu preferi tirar só as mamadas da madrugada, pois era o que realmente estava me incomodando depois dessa caminhada.

Acabar com a livre demanda foi super tranquilo porque ele já entendia muita coisa quando conversávamos. A gente começou a combinar que não ia mais ter pêpê na rua, só quando chegasse em casa, e dessa forma voltei a usar minhas roupas não favoráveis ao aleitamento! Ai, que saudade de usá-las! Kkkkk
Durante a noite ele já vinha dando alguns sinais, como mamar super pouco e rápido, e vez ou outra largava o peito, dava as costas e dormia. Junto à esses sinais, também veio a notícia da segunda gestação e pensei em voltar a dormir um pouco melhor antes do segundo bebê nascer.

Decidida ao desmame noturno, conversei com Rodrigo e comecei, assim do nada, de qualquer jeito. Eu já havia lido sobre o plano do Dr. Jay Gordon, mas, misteriosamente, deletei toda a leitura da minha cabeça. Numa noite qualquer, dei o peito pra ele dormir e, na madrugada, quando ele acordou pedindo, eu simplesmente neguei, e foi aí que começou o desmantelo. O menino chorava, abracei, acariciei, ele chorava, foi pra os braços do pai, voltou pra cama, ainda chorava e eu comecei a chorar junto porque ele parecia desesperado e eu totalmente despreparada, isso durou quase duas horas. Coloquei ele no braço e adormecemos os dois na cadeira de balanço. Quando amanheceu o dia o meu marido me olhou e falou que aquilo era uma tortura e eu concordei. Tinha algo errado, não era pra ser assim, eu queria apagar aquela noite da minha cabeça e da cabeça do meu filho. Decidimos parar. Viajamos e passamos 1 mês em João Pessoa com muito pêpê na madrugada. Quando voltamos para o Ceará retomamos o plano do desmame, dessa vez eu me sentia preparada e confiante porque eu já havia lido o plano do desmame gentil do Dr. Jay Gordon umas 30 vezes, e aquilo, sim, parecia-me ser o certo. Certifiquei-me de que Rodrigo estivesse por dentro da leitura porque, afinal de contas, ele iria participar ativamente desse processo junto comigo. O lema era o seguinte: "se um não dorme, ninguém dorme".

Iniciamos.

Pra ficar mais "arrumadinho" preferi dividi esse post em duas partes porque depois que escrevi ficou gigante!
A continuação ESTÁ AQUI!

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Chegamos ao fim da Introdução Alimentar


Olá, pessoal! Estou um pouco sumida daqui do blog porque tem acontecido muita novidade na minha vida. Quem me acompanha nas redes sociais sabe do que estou falando. Ainda estamos nos adaptando à mudança de cidade, mas já estamos bem melhores, a casa já até parece um casa. Kkkk

Hoje eu vim compartilhar com vocês como foi o fim da Introdução Alimentar do Vitor. Na verdade, ele já vinha dando sinais de que a IA estava chegando ao fim, desde antes da nossa mudança, mas eu preferi vê-lo como bebezinho por mais um tempinho porque eu não estava sabendo lidar com essa transição do meu filhote (chegando aos 2 anos e sabendo muito bem o que quer comer).Hahaha!!!
Vocês já sabem que a Introdução Alimentar do Vitor foi feita pelo BLW e ele sempre teve uma ótima relação com a comida. Para lembrar a nossa IA é só clicar AQUI.
O Vitor é uma criança que já experimentou uma boa variedade  de alimentos, em suas diferentes formas, texturas e sabores, e hoje em dia já selecionou o que é mais atraente ao seu paladar. Ele solicita comida quando tem fome e se recusa ou para de comer espontaneamente quando se sente saciado. Já usa bem os talheres, quando quer, e continua usando as mãos sempre que deseja. Sabe os nomes e identifica muuuuitas frutas, legumes e verduras, até os que nunca comeu.

O que posso dizer é que foi uma fase de grande aprendizado para ele e para todos nós que acompanhamos toda a evolução, ao longo desse período. Aos poucos, Vitor assimilou que o momento de interação com a comida, além de divertido, também mata a fome, e é ainda um poderoso momento de socialização. Criamos hábitos que julgamos muito importantes, para nós, como desligar a TV para sentar a mesa, lavar as mãos antes das refeições, agradecer pelo alimento, conversar e nos olhar enquanto comemos, escovar os dentes depois de se alimentar... Não sei bem se fomos nós quem ensinamos isso ao Vitor ou foi ele que nos ensinou. Enfim, acredito que a Introdução Alimentar foi completada com sucesso, pois foi regada por muito respeito e amor, tanto que floresceu em mim um enorme interesse por esse mundo de alimentação infantil, receitinhas, BLW e de ajudar outros pais que estejam passando por essa fase.
Em breve trarei novidades para vocês! 😉

Um xêru grande e até a próxima ❤
Fiquem com Deus

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Dicas de leituras para quem quer iniciar o BLW

Foto: Pintetest

Quando decidi fazer o BLW com o Vitor comecei a estudar muito, corri atrás de reportagens, sites, blogs e resolvi compartilhar aqui alguns dos que me ajudaram para que vocês também possam se cercar de informações e fazer uma Introdução Alimentar mais segura!

Blogs:

1. O meu, é claro! Aqui tem o resumo de tudo!!!

2.Maternamos

3.Tá na Hora do Papá

4. Conalco

Instagram:

1. @depoisdetervoces

2. @bb_blw

3. @blw_nara

4. @gourmetzinhodomiguel

5. @comidinhasdadiana

6. @comidinhasdotutu

7. @criancabemnutrida

8. @nutricionistamaternoinfantil

9. @babynutri

10. @maternutri

11. @tanahoradopapa

Facebook

1. Baby-Led Weaning: BLW

2. Blw Brasil - Baby Led Weaning

3. Introdução Alimentar Participativa, BLW e Alimentação Saudável - Brasil


Esses são alguns que eu gosto.
Um xêru grande e até a próxima! ❤
Fiquem com Deus







terça-feira, 4 de abril de 2017

Como ofereci Laranja no BLW

Oi gente, gostaria de compartilhar com vocês a forma como comecei oferecendo a laranja para o Vitor no BLW e como ofereço hoje em dia.

Laranja é a sobremesa preferida dele mas tem dias que ele troca por abacaxi 😊
Frutas ricas em vitamina C são ótimas como sobremesa pois auxiliam na absorção de ferro pelo organismo!
A forma como ofereço a fruta hoje em dia depende muito do Vitor. Tem dias em que ele aceita um formato e outros dias que ele só come se tiver num formato diferente. Portanto, paciência e empatia são necessárias para esse processo.

Como iniciei:
Iniciei com a laranja normal (quando falo normal quero dizer que não é a laranja docinha conhecida como mimo do céu) pra ele não se adaptar fácil ao paladar docinho e esquecer os cítricos azedinhos, porque o doce é uma belezura viciante (eu que o diga!).

Eu descascava a laranja, groceiramente, cortando toda a casca até aparecer o miolo. Depois cortava em rodelas.



Quando ele iniciou o Movimento de Pinça comecei a cortar diferente. Cortava a laranja em cruz, retirava a casca e cortava em pedaços, como no quadro 2 da foto abaixo. Quando o Vitor começou a engolir o bagaço comecei a cortar em pedaços menores, como no quadro 3 da foto abaixo. 


Quando ele fez 1 ano e 6 meses começou a empurrar a laranja do prato e ficamos sem entender o porque daquilo já que ele ama essa fruta. Achei até que ele tinha abusado da fruta porque todos os dias ele chupava uma, então resolvemos oferecer de uma forma que ele ainda não havia experimentado, e deu certo!




BLW fora de casa. Sobremesa no quarto do hotel em Pipa/RN
 Vídeo fôfo do Vitor chupando laranja nos dias de hoje ↓💜


Espero ter ajudado de alguma forma!

Um xêru grande e até a próxima! ❤
Fiquem com Deus

sábado, 7 de janeiro de 2017

📒✏ Receita: Bolo de Beterraba do Vitor

#BoloDeBeterrabaDoVitor

🚫SEM LEITE 🚫SEM OVO 🚫SEM AÇÚCAR

Eu já vinha testando essa receita há algum tempo mas agora ficou exatamente como eu queria.
Fica macio, molhadinho, sem esfarelar, cheiroso, gostoso, saudável e com uma cor linda!

INGREDIENTES
❤1 Beterraba grande picada (crua)
❤1 xíc = 240 ml (chá ) de uva passa
❤4 tâmaras sem sementes
❤ 1 colher (sopa) de linhaça hidratada ( para hidratar coloca a linhaça num copo e coloca água até cobrir as sementes )
❤1/2 xíc = 120 ml (chá ) de óleo de côco
❤Suco de 1 laranja = 120 ml mais ou menos
❤3/4 = 180 ml xíc (chá ) de farinha de aveia
❤1/2 xíc (chá ) de amido de milho
❤1 colher (sopa) de fermento em pó

MODO DE FAZER
❤ Bata no liquidificador a beterraba, as uvas passas, as tâmaras, o suco, a linhaça hidratada e o óleo de côco.
❤Passe para uma tigela e misture o restante dos ingredientes,
❤Ponha em formas de cupcake e leve para assar no forno preaquecer 180° de 15 a 20 minutos.

Obs: 1. Se quiser fazer um bolo grande é só dobrar a receita
2. Essa receita rendeu 8 forminhas de cupcake.
3. A linhaça SUBSTITUI O OVO!
4. Se quiser mais docinho, sugiro acrescentar 1/2 xíc de rapadura ralada.
5. Se você não puder consumir glutem é só substituir a farinha de aveia por farinha de arroz ou outra do seu agrado.

Faz aí é me conta!

Um xêru grande e até a próxima! ❤
Fiquem com Deus