Depois de ter vocês

Depois de ter vocês

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Desmame Noturno Gentil: 2° Filho - Relato pessoal

 


Elis fez 2 anos no dia 14 de maio de 202 e, pra mim, foi como se nós tivéssemos cruzado a linha de chegada das recomendações da OMS em relação ao aleitamento materno. Decidi que era a hora de iniciar o desmame noturno, e é claro que eu iria querer fazer o Desmame Noturno Gentil, como fiz com Vitor. Gradativo, passo a passo, guiado por mim e com muita tranquilidade. 

Nós temos uma rotina antes de dormir. Primeiro a janta, depois escova os dentes, troca de roupa, vai para cama, conversamos sobre o dia, contamos uma história, fazemos uma oração, mama (sempre amamentei deitada) e dorme. Às vezes Elis pedia para dormir no braço, e como eu chegava à noite bem cansada do dia a dia dentro de casa defini que o braço da mamãe  seria ela vim para o meu colo, eu estando sentada na cama, cheia de travesseiros para me deixar bem confortável. E ela aceitou bem. O braço do papai era de pé e o da mamãe era sentada.

Eu já vinha há alguns dias (Uma semana, mais ou menos) contando até 10 todas as vezes que ela começava a mamar. Ela largava o peito e pedia o outro e eu contava até 10 e ela ia embora satisfeita. Muitas vezes eu contava até 5 também e ela aceitava de boa. Daí comecei a conversar sobre o desmame, falando que o pepê agora iria dormir à noite e só teria leitinho quando o sol acordasse. Ela ficava bem brava com essa conversa, gritava "O pepê dorme nãaaao" 😳 Mas eu ia levando de uma forma bem tranquila. 

Chegou o dia em que me senti pronta pra iniciar, conversei com Rodrigo e ele me deu o maior apoio, já esperando não dormir junto comigo kkkk 

Conversei com Elis durante o dia, dizendo que quando chegasse a noite ela iria mamar sentada antes de dormir e só ia ter pepê deitada novamente quando amanhecesse às 6h da manhã e ela concordou. 

Iniciamos: 

1°Noite (16/05)

Coloquei ela pra mamar no meu colo, ela mamou nos dois peitos (contei até 10 em cada peito), deitou na caminha e cantei 4 músicas. Ela pediu para vir para o meu braço, coloquei ela no colo, cantei mais algumas músicas e ela acabou dormindo no meu colo às 19h30 depois coloquei na cama.

00h30 acordou e pediu pra mamar. Coloquei ela no colo, mamou contando até 10 e ao voltar pra cama pediu o colo novamente. Dormiu no meu colo e coloquei na cama.

5h30 acordou, não pediu pepê, mostrei o relógio pra ela e disse que ainda estava muito cedo ainda, mas daqui a pouco dava 6h. Cantei uma música alisando suas costas e ela dormiu.

6h30 acordou, mamou e saiu da cama com o pai. 

*

2°Noite (17/05)

Depois da rotina da noite conversei com ela antes da mamada. Falei que se ela quisesse vim para o meu colo ela poderia vim, mas o colo da mamãe era só pra fazer carinho e pra dormir ela teria que ir pra caminha. Perguntei se ela entendeu e ela disse que sim. 😄😍

Coloquei ela pra mamar no meu colo, ela mamou nos dois peitos (contei até 10 em cada peito), deitou na caminha e cantei 4 músicas. Ela pediu para vir para o meu braço, coloquei ela no colo cantei mais três músicas, depois falei que iria contar até 10 pra ela poder ir pra cama. Contei até 10 e ela deu um pulo para cama, alisei suas costas e ela dormiu às 19h30.

00h acordou e pediu pepê. Dei o peito sentada, contando até 10, os dois peitos. Ela foi pra cama e dormiu com 1 música sem alisar as costas.

4h30 acordou e não pediu peito. Cantei umas 3 músicas alisando as costas e depois a barriga e dormiu.

6h30 acprdou e saiu do quarto sem mamar.

*

3° Noite (18/05)

Hoje as crianças foram dormir mais tarde porque foi meu aniversário. 

Elis dormiu às 20h30 depois de mamar.

1h acordou pedindo pepê. Mamou no meu colo e pediu pra ficar um pouco mais. Cantei umas 4 músicas, contei até 10 e ela foi pra cama e dormiu sem música e sem alisado, só com o shiiishiiishiii que eu tava fazendo.

7h acordou, mamou e saiu do quarto. 

*

4°Noite(19/05)

Segunda fase. Dia de não dar mais de mamar na madrugada.

Fomos dar um passeio de carro essa noite pra ver se eles dormiam no carro. Vitor voltou dormindo, Elis não. 

Mamou no meu colo com as luzes apagadas, contei até 10 em cada peito e ela foi pra cama. Cantei 5 músicas enquanto alisava as suas costas e de vez em quando a barriga. Dormiu às 20h.

23h acordou assustada e se sentou na cama, acho que teve um pesadelo, falei baixinho com ela, disse que estava lá e cantei 1 música e ela voltou a dormir.

1h30 acordou e não pediu peito. Cantei 2 músicas alisando as costas e dormiu.

6h acordou e EU ofereci o peito 😬, mamou deitada mesmo e dormiu mais um pouco. 7h30 acordou e saiu correndo do quarto.

*

5°Noite (20/05)

Mamou no meu colo com as luzes apagadas, contei até 10 em cada peito e ela foi pra cama. Começou a chorar pedindo o braço do pai e chamando pra ir pra fora do quarto (acho que ela ficou agitada por causa do irmão que estava chateado com algo).

19h30 dormiu nos braços do pai. 

21h15 acordou espirrando e coçando o nariz. Não aceitou shiiishiiishiii nem alisada nas costas. Comecei a cantar e na metade da música estava dormindo novamente.  

23h20 acordou mas voltou a dormir com metade de uma música. 

1h30 acordou chateada, reclamando de algo 🤷‍♀️, mas não pediu peito. Veio pra meu colo, cantei, contei até 10 e voltou pra cama, mas precisei ainda cantar umas 2 músicas. 

3h15 acordou novamente, dessa vez pediu pepê. Conversei com ela, falei que estava de noite ainda mas que eu estava com ela, comecei a cantar e alisar as costas e ela dormiu.

4h30 acordou novamente. Essa foi a pior hora, por causa do meu sono e porque canto competindo com os passarinhos que já estão anunciando o novo dia na minha janela (bem alto por sinal). Queria o pepê de todo jeito, conversei novamente, ela pediu colo, cochilou, acordou, foi pra cama, voltou, pediu pra ficar no meu braço e que eu ficasse de pé. Me recusei a ficar de pé e ela começou a chorar🙈. Não quis o braço do pai. Saí com ela pra cadeira de balanço na sala para que não acordasse o irmão. Entre cochilos e acordadas, choramingos e abraços, ela dormiu no meu colo na cadeira de balanço às 5h40. Voltei pra o quarto com ela, às 6h mamou deitada e do jeito que estava dormiu novamente, acordou quase 8h dizendo que o dia amanheceu e saiu do quarto toda animada.

Essa foi a pior noite até aqui, e o pior foi ela não aceitar o braço do pai pra rolar um revezamento. 🙆‍♀️ 😩

*

6°Noite (21/05)

19h30 todos prontos pra dormir, Elis mamou, deitou na cama, pediu pra eu cantar Boi da Cara Preta 🤷‍♀️ cantei umas 40 vezes porque se eu trocasse de música ela reclamava. Cochilou, mas acordou por causa do celular de Rodrigo que tocou nas alturas 😒

Tentei colocá-la pra dormir novamente mas ela pediu colo. Cantei, ela pediu peito, dei de mamar, coloquei na cama, ela chorou, voltou pra o meu colo, pediu pra levantar, o pai pegou no braço, ela pediu pra voltar pra meu colo, pediu pra eu levantar, chamei pra sentar, ela chorou, o pai pegou e foi pra sala com ela, dormiu. Quando o pai foi colocá-la na cama ela acordou chorando, ele voltou pra sala e ficou tudo calmo. Eu fui buscá-la pra dormir no quarto, levei pra cama, ela chorou um pouco e só se acalmou quando comecei a contar uma história. Contei 3 histórias e cantei 3 músicas. Enfim dormiu, às 21h50 😨

1h15 acordou, contei uma história, porque não quis música, e dormiu.

5h acordou pedindo pepê, mostrei o relógio, conversei, contei outra história e dormiu.

6h30 acordou, mamou deitada e dormiu.

8h acordou e saiu da cama.

*

7° Noite (22/05)

Terceira fase. Dia de tentar fazer dormir com o mínimo de toque possível, caso acorde na madrugada. 

Mamou com as luzes acesas. Apagamos as luzes e comecei a contar uma história (se eu começo a cantar ela pede uma história agora), depois uma música. 

19h40 dormiu.

Dormiu a noite inteira!

6h acordou (super pontual), mamou e dormiu novamente. 

8h acordou e saiu da cama.

*

8°Noite (23/05)

Mamou com as luzes acesas. Apagamos as luzes e comecei a contar uma história.

19h20 dormiu.

4h acordou, pediu comida. Dei água (deixei a garrafinha dela pertinho da cama já) ela tomou, virou de lado e dormiu.

6h30 acordou, mamou e dormiu. 

8h acordou e saiu. 

*

9°Noite (24/05)

Dormiu 18h55 dentro do carro (fomos dar uma voltinha de carro após a janta)

00h30 choramingou um pouco eu fiz shiiishiiishiii e voltou a dormir.

4h acordou pedindo pepê (acho que estava com fome mesmo porque jantou muito cedo hoje), dei água, cochilou, acordou, chorou, cochilou, acordou, chorou. Contei histórias, cantei, contei até 100, e nessa pegada deu 6h, ela mamou e dormiu.

8h30 acordou e saiu da cama. 

*

10°Noite (25/05)

19h30 dormiu, sem história e sem música. Mamou enquanto o pai contava a história da noite, oramos, ela foi pra cama, desligamos as luzes e ela dormiu 🤷‍♀️

Dormiu a noite inteira.

6h acordou, mamou e saiu da cama chamando todo mundo pra brinca.

*

11°Noite (26/05)

20h dormiu

23h acordou cheia de gazes. Conseguiu voltar a dormir ouvindo uma história. 

4h20 acordou chorando (como um pesadelo). Demorou um pouco pra voltar a dormir. 

6h30 acordou gritando "olha mamãe, amanheceu o dia!" Mamou e saiu da cama.

*

12° Noite (27/05)

18h55 dormiu

6h acordou, mamou e saiu da cama.

*

13° Noite (28/05)

18h45 dormiu;

4h acordou chorando, cantei e ela dormiu; 

5h acordou chorando pedindo pepê, dei uma enroladinha;

5h30 dei o peito e ela dormiu;

8h30 acordou e saiu do quarto.

*

14°Noite (29/05)

19h20 dormiu;

3h acordou, pediu água. Tomou água, cantei e ela dormiu.

4h acordou e pediu braço, coloquei no colo, cantei 4 músicas e ela foi pra cama.

7h acordou, mamou e saiu da cama. 

*

15°Noite (30/05)

19h40 dormiu dentro do carro;

3h acordou chorando (como um pesadelo), tomou água e dormiu;

6h30 acordou pedindo pepê, mamou e saiu da cama. 

*

16°Noite (31/05)

19h30 dormiu dentro do carro;

3h30 acordou, tomou água e dormiu;

5h acordou chorando alto. Tirei do quarto pra não acordar o irmão;

5h30 dei peito, mamou e dormiu;

6h30 acordou e saiu da cama;

8h voltou pra o quarto, mamou e dormiu até às 9h30.

*

17° Noite (01/06)

19h40 dormiu;

5h40 acordou, mamou e dormiu;

6h levantou

*

18° Noite (02/06)

20h30 dormiu sem mamar porque eu estava fora de casa numa assistência à um parto.

5h acordou, mamou e dormiu;

7h acordou e saiu da cama.

*

19°Noite (03/06)

19h40 dormiu;

1h acordou pedindo tim tim (picolé 😂), tomou água, cantei e foi dormir;

6h30 acordou, mamou e só saiu da cama às 7h. 

*

20° Noite (04/06)

19h15 dormiu;

6h acordou, mamou e acordou o pai pra sair do quarto. 

*

Foi assim durante esses 20 dias. Pra mim, muito tranquilo. Chorou por causa do peito apenas uma vez e rapidamente, as outras vezes foi porque acordou assustada ou porque queria que eu ficasse de pé 😅. Não ficou sozinha, foi consolada por mim e/ou pelo pai, com muito colo, abraços e carinhos. 

Depois disso ela continuou dormindo a noite toda.

Hoje, 4 meses depois, ela continua dormindo às 19h, não acorda mais para comer, dorme a noite inteira, e acorda às 5h30 pra mamar (realmente acorda pra mamar quando o sol "acorda"😅).

A amamentação durante o dia continua, até quando eu não sei, só sei que no momento estou sem pressa para acabar. Mas isso é assunto para outro post.💕

Pra saber como foi o Desmame Noturno de Vitor é só clicar AQUI.

Sobre o Desmame Total de Vitor é só clicar AQUI


Um xêru grande e até a próxima!❤
Fiquem com Deus



quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Desmame Noturno Gentil por Dr. Jay Gordon

Este é um artigo muito famoso que vem ajudando mães em todo o mundo. 
Resolvi trazê-lo aqui fazendo uma tradução bem superficial no Google Tradutor🙊 Mas dá pra entender bem. 
A propósito, segui esse plano no desmame noturno de Vitor e de Elis e foi um sucesso!
Espero ajudar vocês também. 


Sono, mudança de padrões na cama da família

24 de fevereiro de 2010
Postado por Dr. Jay Gordon

Só consigo imaginar uma mãe e um pai tão cansados ​​quanto qualquer um, ansiosos para ver este artigo sobre o sono e descobrindo que o deixamos indisponível por um tempo!

Tivemos que fazer isso porque não escrevi o artigo com clareza suficiente e preciso esclarecer alguns fatos muito importantes.

Seria difícil encontrar um defensor tão forte da cama da família (pais e crianças dormindo juntos) quanto eu. No entanto, recebi um email comentando que havia seções deste "plano" que eram fáceis de interpretar erroneamente como sendo apenas outro ângulo no "treinamento do sono" para bebês pequenos. Não é para ser isso. Nem mesmo um endosso dos benefícios de fazer seu bebê “acalmar-se a dormir” durante o primeiro ano.

Aqui está o que realmente quero fazer: quero oferecer uma alternativa aos métodos de Ferber, Weisbluth e Whisperer.
Eu nunca quero ver minhas idéias aplicadas a um bebê de 4 meses ou mesmo de 7 meses de idade. Por uma questão de fato, não gostaria que as minhas ideias fossem aplicadas em um bebê à noite, mas sei que às vezes isso será feito e gostaria de oferecer um plano gentil e apoiado para bebês maiores de 1 ano.

Antes de prosseguir, permita-me expressar minha preocupação primordial. Os bebês se saem melhor quando respondemos a todas as suas questões da melhor maneira possível e atendemos às suas necessidades da melhor maneira possível.

A maioria das famílias que cuidei na minha prática pediátrica dorme em uma "cama de família."
Seus bebês tendem a amamentar por mais de 1 ano e não dormem a noite melhor do que a maioria de nós faria se cochilássemos a poucos centímetros do melhor restaurante da cidade e soubéssemos que estava aberto 24 horas por dia.

Esse arranjo não é apenas adequado e tolerável, mas na verdade parece mais fácil para as mães que podem rolar, amamentar um pouco e voltar a dormir com seus bebês, em vez de ter que sair da cama para amamentar ou, alternativamente, recusar-se a amamentar e seus bebês voltam a dormir de outra maneira.

Muitos pais continuam esse padrão durante o primeiro ano e até o segundo e além, mas alguns se cansam dele - ou simplesmente se cansam - depois de um tempo e estão procurando uma maneira de mudar as coisas. O mais triste é que algumas mães e pais acham que o desmame total da amamentação é a melhor maneira de dormir mais. Eles optam por não considerar o desmame noturno como uma boa opção.

Existem dezenas de livros e artigos de revistas confusos, sugerindo que pode haver uma maneira rápida e fácil de fazer seu bebê dormir ou de não amamentar durante a noite. Ainda não li um que dissesse a verdade completa aos pais: não é fácil, raramente é rápido e geralmente é barulhento e comovente por algumas noites. . . ou mais. Vi muitas famílias precisando de ajuda e recebendo opções que não gostavam.

Eu tenho uma alternativa melhor ao desmame completo ou a deixar o bebê chorar. Os bebês acordam para a interação ideal com as mães, mamar e voltar a dormir. Se oferecermos a eles um pouco menos do que isso por algumas noites e, em seguida, um pouco menos e ainda menos nas noites seguintes, uma leve modificação de comportamento os levará a perceber que pode não valer a pena "bater à porta de um restaurante fechado", por assim dizer.

Não recomendo nenhuma alteração forçada do sono durante o primeiro ano de vida. Provavelmente, a única exceção a isso seria uma emergência envolvendo a saúde de uma mãe que amamenta. Existem muitas sugestões em livros e revistas que pressionam o “dormir a noite toda” durante os primeiros meses do bebê ou durante o primeiro ano. Não acho que essa seja a melhor coisa a fazer e tenho certeza de que quanto mais cedo o bebê receber “não-resposta” dos pais, maior a probabilidade dele se fechar, pelo menos um pouco.

Não me interpretem mal. Eu amo a cama da família, o desmame guiado pela criança e o carinho dos filhos durante todo o primeiro, segundo, terceiro ano ou mais,  se estiver funcionando bem e se a família estiver indo bem. Não deixe  ninguém convencê-lo de que essa é uma escolha prejudicial ou que não haverá "maneira" de tirá-lo da cama se não o fizer agora. Não acredite em alguém que diga que os bebês que abraçam e amamentam a noite toda "nunca" aprendem a se acalmar ou a se tornar independentes. Isso simplesmente  não é verdade, mas vende livros e os mitos permanecem em nossa cultura.

Algumas mães simplesmente não querem fazer isso depois de alguns meses ou anos e deveria haver uma terceira opção ao invés de gritar ou ceder à amamentação a noite toda. Mais uma vez, apoio a cama da família e a amamentação noturna frequente por um longo tempo e até tento estimular alguns pais a irem um pouco mais longe, mas muitas vezes tenho que mudar de posição e apoiar e ajudar as famílias com escolhas difíceis.

Aqui está o que eu recomendo  para  bebês mais velhos, maiores de 1 ano:

Escolha as sete horas de sono mais valiosas para si. Pessoalmente, prefiro 11h. até as 6 horas da manhã, mas você pode ter uma preferência diferente.

Altere as regras durante esse horário e fique tranquila porque um bebê de cama familiar tem uma personalidade “bem construída” e pode suportar essa mudança de regra e a leve inconsistência de conseguir tudo o que deseja o tempo todo. . . oops, "quase" o tempo todo.

Essa é a palavra que queremos mostrar a esse bebê. A palavra "quase". Se ao menos pudéssemos explicar a ele que "mães e pais cansados ​​levam seus filhos ao parque um pouco menos e que filhos de pais bem descansados ​​vão ao zoológico e fazem caminhadas muito mais do que filhos de pais exaustos". Se essa explicação só fizesse sentido para as crianças em algum lugar antes do terceiro aniversário (e não acontece!) Elas simplesmente virariam de lado e diriam: "Até a manhã" e nos deixarão dormir o quanto quiséssemos.

Eu tento fazer isso em intervalos de 3 e 4 noites.

Suponho que você tenha um bebê maravilhosamente saudável de  12, 15, 20 ou 30 meses de idade que ainda adora acordar a cada 2 a 4 horas para abraçar, mamar ou ninar. . . tanto faz. Suponho que você tenha pensado nisso, decidido que deseja fazer alterações e alertado os vizinhos de que pode ficar um pouco barulhento por uma semana ou mais.

Estou assumindo que ambos os pais concordam - ou quase concordam - que essa é a melhor coisa a fazer. E, suposição mais importante de todas, você está disposto a ir “em linha reta” para a meta de sete horas seguidas de sono.

O motivo dessa última afirmação: se o seu bebê aprender que chorar, se contorcer e se agitar (eufemismos, digamos apenas "chorar" ... desculpe) por 1 hora fará você amamentá-lo, você se regridirá um pouco. Este é o melhor programa que eu já vi, mas está longe de ser fácil. E agora, para dizer novamente, eu realmente gosto do que você tem feito: carinhos, amamentando e abraçando a noite toda. Não mude isso com o meu programa ou qualquer outro se você estiver feliz em fazer o que está fazendo. Mas . . .

As 3 primeiras noites

A qualquer momento antes das 23h (incluindo 22h58), amamente para dormir, nine e amamente quando ele acordar e amamente novamente, mas pare de oferecer a amamentação como a solução caso ele acorde após as 23h. Ao invés…

Quando o bebê acordar à meia-noite ou em qualquer outro momento após as 23 horas, abrace-o, amamente por um curto período de tempo, mas certifique-se de que ele  não durma no peito e o deixe  acordado . Massageie um pouco suas costas, abrace-o um pouco até que ele adormeça, mas não o coloque de volta no peito (ou na mamadeira, se for o caso). Ele deve adormecer com o seu conforto ao lado dele, mas não tendo que ser amamentado para adormecer.

Agora, ele lhe dirá que está zangado e não gosta dessa nova rotina. Eu acredito nele. Ele também tentará lhe dizer que está assustado. Acredito que ele esteja zangado, mas um bebê que teve centenas de noites seguidas de carinho não tem  medo de adormecer com a sua mão nas costas e sua voz no ouvido. Zangado sim. Assustado, não, não mesmo.

Durante essas 3 primeiras noites,  repita esse padrão  somente depois que ele tiver dormido. Ele pode dormir por 15 minutos ou pode dormir por 4 horas, mas precisa dormir e acordar novamente para se aconchegar e mamar de novo.

Serão noites difíceis.

Você pode ter decidido que realmente não está pronto para fazer isso. Então pare. Pare e comece novamente em alguns meses, se quiser. Escolher a hora certa é crucial e muitas pessoas escolhem uma hora pressionado por amigos, médicos ou parentes, mas isso não funciona tão bem.

É melhor fazer isso na cama da família, em um berço no mesmo quarto ou usando um berço em outro quarto? Prefiro continuar na cama da família, embora possa parecer mais difícil no começo, mas sempre me pareceu mais difícil colocar um bebê dentro e fora de um berço. No entanto, um berço ou cama de criança no seu quarto pode ser o que funciona melhor para você. Outra opção é expandir os limites da sua cama colocando outro colchão ao lado do seu colchão. Um pouco mais de espaço para cada membro da família pode ajudar a resolver alguns dos problemas do sono. Minha escolha menos favorita é um berço ou cama em um quarto separado.

Mais uma vez, nessas  três primeiras noites , entre as 11 da noite e as 6 da manhã, aconchegue-se e amamente rapidamente, ponha o bebê na cama acordado, massageie as costas, converse até ele adormecer e repita esse ciclo somente depois que ele dormir e acordar novamente. Às 6h01, faça o que estiver fazendo como rotina matinal, ignorando os padrões das sete horas anteriores. Muitos bebês rolam, amamentam e se aconchegam de volta ao sono, dando uma hora extra a mais. Alguns não.

Para mim, uma das partes mais tranquilizadoras desse "plano de sono" é ver que os bebês acordam bem, felizes e sem ressentimentos com a mudança nas regras. Você verá o que quero dizer, mesmo que os primeiros minutos da manhã não sejam exatamente como sempre foram.

As próximas 3 noites

Mais uma vez, a amamentação para às 11 da noite. Quando ele acordar, abrace-o e o nine por alguns minutos, mas  não o amamente , coloque-o na cama acordado . Colocá-lo acordado é uma parte crucial de todo esse esforço, porque realmente o ensina a adormecer com um pouco menos de contato e depois um pouco menos. Não amamentar é a grande mudança durante essas 3 noites. Bebês de 1 ano de idade podem facilmente passar essas sete horas (ou mais) sem calorias. Eles gostam de mamar um pouco durante a noite, mas fisiologicamente e nutricionalmente, não é muito tempo para ficar sem comida.

Se eu pudesse acordar minha esposa algumas vezes por noite, pedir que ela me espremesse um pouco de suco de laranja fresco (minha bebida favorita) e massageasse minhas costas enquanto eu bebia, não escolheria abandonar voluntariamente essa rotina. Minha esposa pode ter algumas idéias diferentes e se cansar do padrão rapidamente. Os bebês raramente desistem de seus padrões e coisas favoritos - dia ou noite - sem hesitar e chorar.

Eu realmente não gosto de ouvir bebês chorando. Na verdade, eu  odeio ouvir bebês chorando. Ao contrário deles, porém, nós, adultos, podemos realmente entender as implicações da falta de sono para uma família de três, quatro ou mais pessoas. Os padrões de sono às vezes precisam ser alterados. A incrível segurança e tranquilidade que a cama da família providenciou e continua a providenciar fornece o melhor contexto e local para essas mudanças.

Durante essas próximas 3 noites , alguns bebês choram e protestam por dez minutos e outros por uma hora ou mais. Seu bebê está ciente de que você está bem ao lado dele, oferecendo conforto e tranquilidade. Simplesmente não é o modo de conforto que ele deseja no momento. É difícil ouvi-lo chorar, mas vai funcionar. Acredito que um bebê bem-amado, depois de 1 ano ou mais na cama da família , será o beneficiário final dos pais dele que dormem mais. Não por coincidência, os pais também se beneficiam do "grande momento".

“Sim, nos últimos meses, tivemos o voto de 1 a 2 - não democraticamente - a favor. . . o bebê. - Alguém quer acordar a noite toda, alimentar e passear com o bebê e ficar realmente cansado o dia todo e no dia seguinte também? Bem, o voto é de 1 a 2 a favor do bebê. ”

Agora, o que estamos dizendo é que, às vezes, votaremos 2 a 1 a favor da família do bebê. Esse conceito de "família do bebê" pode ser repugnante para quem se considera o rei da Inglaterra ou imperador do mundo inteiro, mas saber que ele tem esse sentimento de poder nos permite rebaixar com confiança o ditador a um membro respeitoso da família. A família dele.

No final da sexta noite, seu bebê voltará a dormir sem ser amamentado. Ele vai voltar a dormir depois de um belo abraço, uma massagem e suas palavras em seu ouvido.

Se, a qualquer momento, isso parecer errado, pare, espere alguns meses e comece de novo. Não vá contra os seus "instintos", que indicam que é a hora errada para obter intervalos de sono mais longos do seu bebê. Seus instintos são melhores do que qualquer programa de modificação do sono já escrito.
As próximas 4 noites

Noites 7, 8, 9 e 10. Não o pegue , não o abrace. Quando ele acordar depois das 23 horas, fale com ele, toque nele, fale mais um pouco, mas não o pegue. Esfregue as costas apenas. Sem amamentar também, obviamente. Ele voltará a dormir. Repita o ato de esfregar as costas e falar quando ele acordar. No final da nona noite, ele voltará a dormir, embora com relutância em alguns bebês e crianças pequenas, apenas com uma massagem e uma voz suave.

Depois

Após essas primeiras 10 noites, continue abraçando e amamentando para dormir, se você quiser e ele quiser, mas não faça nada quando ele acordar, exceto tocar um pouco e conversar brevemente com ele. Isso pode continuar por mais 3 ou 4 noites, mas ocasionalmente continua por mais uma semana ou mais. Então . . . para. Ele aprendeu que é igualmente amado, recebe praticamente tudo o que precisa e deseja o dia todo, mas deve devolver sete horas por noite aos pais e à família.

O que acontece se você viaja, ele fica doente ou alguma outra circunstância exige um retorno a mais na interação noturna? Nada. Você faz o que precisa (abraçar, amamentar, andar, no meio da noite, quantas vezes for necessário) e depois passar uma ou duas ou três noites voltando ao novo padrão estabelecido pela família.

A propósito, "pague o bebê". Certifique-se de que ele realmente receberá muitos benefícios pela boa noite de sono. Vá ao parque com mais frequência. Faça todas essas coisas com ele que você  disse que faria se ele deixasse você dormir mais. Explique a ele como você está fazendo. Ele entenderá de uma maneira cada vez melhor e ficará bem com tudo isso.

Este artigo pode ser lido na versão original, em inglês, no site:


quarta-feira, 22 de julho de 2020

Atividade com adesivos

Está aqui uma atividade que vai estimular os pequenos, ajudar na coordenação motora fina, trabalhar a noção de espaço, cores e tamanhos e deixá-los concentrados por, pelo menos, uns 10 minutos! 😅





O primeiro desafio aqui é como retirar o adesivo da cartela, depois, acertar o espaço onde será colado.


Você também pode dar uma folha em branco e uma cartela de adesivos para eles usarem a imaginação. 

 


Essas imagens eu imprimi do Pinterest e os adesivos eu comprei numa papelaria.

VOCÊ TAMBÉM PODE USAR TINTA NO LUGAR DE ADESIVOS. É SÓ USAR OS DEDINHOS!



Para facilitar, eu juntei 30 imagens do Pinterest num arquivo em PDF e disponibilizei no drive para que vocês possam imprimir e se divertir!
É só clicar AQUI e baixar!
Depois volta lá na postagem do Instagram @depoisdetervoces (ESSA AQUI) e me fala se conseguiu fazer o download e se gostou! Ah, lá no Instagram tem vídeos dos meninos realizando essa atividade!


Um xêru grande e até a próxima!❤
Fiquem com Deus

terça-feira, 14 de julho de 2020

Desfralde (filho 1)



Vai iniciar o desfralde por aí?

DICAS QUE FUNCIONARAM AQUI EM CASA:

1. Compre um mop de limpeza! (Se não sabe o que é dá um Google!)
Você vai agradecer a Deus por não precisar acumular panos e mais panos de chão cheios dos xixis que escaparão pela sua casa.

2. Não force o processo; 
Desfralde é algo que precisa ser natural, quando a criança estiver pronta pra isso, como todo processo fisiológico, e não porque você acha que já está na hora pela idade ou por seus compromissos de adulto. 

3. Não passe o dia inteiro perguntando se ele quer fazer xixi;
Com certeza você acha irritante quando alguém fica te fazendo uma mesma pergunta um milhão de vezes e com a criança é do mesmo jeito. Se você ficar a cada 5 minutos perguntando se ele quer fazer xixi ele vai ficar muito irritado.

4. Observe mais;
Fique de olho nos sinais que ele dá quando está com vontade de fazer xixi ou cocô, dessa forma fica mais fácil de vocês saírem "correndo rumo à uma aventura no banheiro". O convite será feito na forma afirmativa e não como uma pergunta.
Cada criança dá um sinal diferente, observe.
Aqui, quando Vitor tinha vontade de fazer xixi fazia uma dancinha de quem tava "apertado" e dava uns pulinhos, já pra o cocô ele se escondia. Elis, pra vontade de xix, segura o pipi e pra o cocô segura o bumbum. 

5. Controle as expectativas;
É uma criança que está aprendendo a ter controle sobre uma parte do seu corpinho, e nesse processo vai ter xixi no chão ao caminho do penico e durante as brincadeiras, o que chamamos de escapes. Terão dias com pouquíssimos ou nenhum escape e dias seguidos com vários. Tenha paciência. 

6. Se for sair de carro coloque a fralda;
No início do processo pode ser que a criança não aguente segurar o xixi por tanto tempo se vocês forem para lugares distantes. Eu não quis arriscar os bancos do carro molhados no início do processo. E, ao contrário do que parece, não atrasou nada no processo do desfralde. Eu explicava o porque de estar colocando a fralda e ele compreendia.

7. Nada de "Você já é um rapazinho, não precisa mais de fralda".
Porque falando isso, segundo a psicóloga Nanda Perim, você faz uma criança que PRECISA de fralda não QUERER usar, e aí temos um problema: uma criança que se molha o tempo todo, se chateia com isso e se ofende com a solução.
.
COMO ACONTECEU AQUI:
Iniciamos o desfralde de Vitor quando ainda estávamos morando em Tianguá/CE. Ele tinha 2 anos e 7 meses mas já vinha mostrando sinais de desfralde desde 1 ano e 7 meses 🙊:

Já pulava com os dois pés;
se incomodava com o xixi na fralda;
tentava tirar a fralda;
avisava quando ia fazer xixi;
avisava quando já havia feito...

Mas fui deixando pra depois, engravidei de Elis, fiquei sem disposição, até chegar o momento que Rodrigo tomou a frente e iniciou. Certo dia depois do almoço, e depois dele ter feito cocô, colocamos uma cueca nele e falamos que sempre que sentisse vontade de fazer xixi podia correr para fazer no penico porque ele estava sem fralda. Mostramos como deveria fazer, baixar a cueca, sentar no penico, vestir a cueca e lavar as mãos. Com o tempo, quando o pai ia tomar banho com ele, por exemplo, era mostrado como fazer xixi de pé também. O primeiro xixi nos pegou desprevenidos porque a gente só tinha conversado e mostrado como era pra ser feito e de repente, num momento em que eu e Rodrigo estávamos na cozinha, chega Vitor pelado com o penico na mão cheio de xixi falando: "olha mãe e pai, eu fazei óh".
Na época ele nos surpreendeu com poucos escapes e já fazendo cocô no vaso.
Mas nos mudamos para João Pessoa e pausamos o processo, logo em seguida Elis nasceu e preferimos "deixar quieto".

Quando ele fez 3 anos resolvemos retornar ao desfralde, mas queríamos que acontecesse o mais natural possível. Ele gostou demais da ideia de ter cuecas novas mas, diferente do que aconteceu no Ceará, ele não aceitou nem vaso nem penico para fazer cocô, todas as vezes nos pedia a fralda. Aproveitei pra ir ensinando como vestir a cueca sozinho e ele sempre me falava que não sabia e não conseguia, mas eu sempre falava que eu estava apenas mostrando como faz e no dia em que ele se sentisse pronto ele poderia tentar fazer sozinho. 
Vitor passava o dia inteiro de cueca e fazia xixi no vaso sanitário. Quando pedia a fralda pra fazer cocô a gente sempre o convidava a usar o vaso ou penico mas ele não aceitava.
Ele continuava a usar fralda para dormir à noite, até que começou a acordar com as fraldas secas e resolvemos colocá-lo para dormir de cueca. Como fazemos cama compartilhada temos uma capa protetora no colchão e no lado onde ele dormia colocamos uma proteção extra. Tivemos pouquíssimos casos de xixi na cama, pelo que me lembro foi umas 2 vezes, e em intervalos bem espaçados. Sempre levávamos ele pra fazer xixi antes de dormir e falávamos que se tivesse vontade de fazer xixi durante a noite era só chamar a mamãe ou o papai. 
Certo dia depois do banho ele foi escolher a cueca que queria vestir e, pra minha surpresa e orgulho, sentou-se num banquinho, olhou qual era a parte da frente da cueca, foi colocando os pés e vestiu a cueca sozinho, do jeitinho que eu ensinei! Morri! Hahaha
Uma hora depois eu estava no quarto colocando Elis pra dormir e quando saio me deparo com Vitor de pé no seu quarto olhando um brinquedo. Mas estava de fralda e sua cueca no chão. Fiquei parada por alguns segundos impressionada com a cena porque ele foi na gaveta onde eu guardava as fraldas dos dois, pegou a dele, do tamanho correto, colocou sozinho e fez cocô enquanto eu estava no outro quarto😱
Foi um dia cheio de surpresas. Fiquei muito orgulhosa por ele ter conseguido fazer tudo aquilo sozinho lembrando das coisas que eu havia ensinado!
Na mesma semana, após o almoço ele tirou a cueca, foi para o banheiro, subiu no vaso e fez cocô, sozinho, sem chamar ninguém. Quando eu notei ele já estava dando descarga. 

Ele desfraldou primeiro do xixi diurno, depois do xixi noturno e por último do cocô diurno. Esse processo todo durou uns 5 meses.
Acredito que tudo aconteceu no tempo dele e a gente só esperou e orientou 💕

Um xêru grande e até a próxima!❤
Fiquem com Deus

#DesfraldeVitorRM #Desfralde
#desfraldeconsiente #MeuMeninoCresceu  #desfralde #VitorRM #DisciplinaPositiva #CriaçãoComApego #maternidade #maternidadereal #maededois #maedecasal #instamom #instababy #instakids #DepoisDeTerVoces 

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Desmame Total


Eu e Vitor vivemos uma história muito linda de amamentação. Superamos algumas dificuldades que surgiram no início, tivemos amamentação exclusiva até os 6 meses, livre demanda até os 2 anos, desmame noturno ao 2 anos e 3 meses, amamentação em tandem dos 2 anos e 9 meses até os 3 anos, desmame total aos 3 anos.
Quando engravidei de Elis decidi fazer o desmame noturno de Vitor, ele tinha 2 anos quando começamos a pensar no processo, falo sobre isso AQUI
Eu não quis fazer o desmame total de imediato porque ainda me sentia muito bem amamentando, e ele continuou mamando durante toda a gestação. Um detalhe bem importante deve ser levado em consideração, as mamadas diurnas estavam durando cerca de 10 segundos, às vezes 5. Quando ele começava a mamar eu contava até 10 e ele soltava o peito, depois ele mesmo começou a contar até 5.
Um pouco antes de Elis nascer comecei a conversar com ele sobre o desmame. Falei que ele já iria fazer 3 anos e eu achava que o pêpê iria acabar. Ele falava "nãaaao", com uma cara tipo "vai nada!" Hahaha
Elis nasceu e continuei conversando sempre que ele pedia para mamar, falava que quando ele fizesse 3 anos o leitinho do pêpê dele iria acabar porque ele já havia mamado bastante e estava bem forte, agora era a vez da irmãzinha que era muito pequenininha e precisava mamar muito para crescer e ficar forte como ele, mas era só quando ele fizesse 3 anos, enquanto isso poderia ir mamando junto com ela se quisesse. Parecia que os 3 anos era uma idade mágica! E para a minha surpresa ele aceitou numa boa, sempre concordava com a conversa.
E assim caminhamos compartilhando as mamadas durante 3 meses. Confesso que no terceiro mês eu já estava bem exausta e com um sentimento meio agoniado quando ele vinha mamar. Falo mais sobre isso AQUI.
Na semana que ele iria fazer 3 anos me chamou pra mamar 5 segundos antes de dormir, " só 5, tá mãe?", mamou, se virou, pediu pra eu cantar e dormiu.😳
Estou escrevendo, relembrando e chorando, porque foi muito lindo o que vivemos e é lindo ver como ele está crescendo 😢❤
Em Agosto de 2018 finalizamos esse ciclo e só agora consegui escrever a respeito. Agora iniciamos outras experiências e teremos muito o que viver e recordar nessa nossa vida linda 💕
(Escrito em 18 de abril de 2019)

Um xêru grande e até a próxima!❤
Fiquem com Deus

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Calendário do Advento - Conhencendo Jesus


Este é um calendário um pouco diferente.
Inicia-se contando a história do nascimento, depois a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A minha intenção é que os meus filhos entendam o verdadeiro sentido do Natal através da vida de Jesus. Eu quero que eles venham conhecer esse Jesus que nasceu com o propósito de morrer por nós. Esse Salvador, que viveu para nos ensinar sobre o amor. Eu quero que eles tenham uma experiência com Deus através da vida do Seu Filho amado.
Teremos árvore de Natal, Papai Noel, presentes... mas o meu propósito é prepará-los durante todo o mês de dezembro para comemorar o Natal com gratidão pelo sacrifício que foi feito por nós.

Nosso primeiro calendário foi em 2018, quando Vitor tinha 3 anos e Elis apenas 7 meses. Foi uma experiência muito edificante para todos nós e esse ano resolvi construir o nosso próprio roteiro. Como deu trabalho 😅

Todos os dias teremos um tema, um versículo chave, uma história sobre o tema, parafraseando a bíblia para a linguagem se tornar mais simples e fluída para as crianças, e uma atividade para ser realizada em família.
Alguns dos textos das histórias foram escritos por mim e outros retirados das bíblias babys dos meus filhos.
Algumas atividades foram criadas por mim, outras peguei de outros calendários e outras peguei do Pinterest.

Estou compartilhando esse material com vocês para que juntos tentemos aumentar o tempo de qualidade com a nossa família, estabelecendo uma rotina possível para realização desse calendário.
Vamos plantar uma semente no coração das nossas crianças para vê-la frutificando daqui há alguns anos.
Deus nos ajude.

Vou colocar os textos e imagens aqui no blog mas também vou disponibilizar o link para vocês baixarem os arquivos para impressão.

Baixar arquivos advento 2019
CLIQUE PARA
BAIXAR OS ARQUIVOS


Calendário do Advento - Conhecendo Jesus

ROTEIRO
@depoisdetervoces

1. A história do Natal
Lucas 2: 10-11
"O anjo, porém, lhe disse: Não temais; eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será
para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador que é Cristo, o senhor."


HISTÓRIA
Era uma vez uma moça muito humilde, de coração muito bom, chamada Maria. Ela era noiva de um moço chamado José. Certo dia, um anjo apareceu a Maria e depois a José e disse que ela seria mãe de Jesus.
Maria ficou muito assustada e o anjo disse: -Maria, você é muito abençoada! Não precisa ter medo, o Senhor está com você!
Maria estava grávida do filho de Deus!
Eles viajaram até Belém, onde Jesus nasceu em uma estrebaria, em meio aos animais. Uma estrela brilhou no céu. Os anjos avisaram aos pastores de ovelhas que Jesus havia nascido em Belém. A estrela guiou os três reis magos que foram visitar Jesus e levaram: ouro, incenso e mirra.

2. A profecia
Isaías 9:6
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade Príncipe da Paz;"


HISTÓRIA
No antigo testamento existia um profeta chamado Isaías. Deus revelou para ele que um dia Jesus iria nascer para livrar o seu povo da condenação do pecado. Centenas de anos depois essa profecia se cumpriu porque foi uma promessa de Deus, e Deus sempre cumpre as suas promessas.

3. O anjo visita Maria
Lucas 1:26,30
" E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,(...)
Disse-lhe então o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus; E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus."

HISTÓRIA
Certo dia o anjo Gabriel fez uma visita a Maria. O anjo falou que ela foi a escolhida para gestar e dar a luz ao filho de Deus. Ele falou também que o bebê que iria nascer se chamaria Jesus.

4. O censo e a ida à Belém
Lucas 2: 1, 3
" E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo mundo se alistasse. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi chamada Belém (porque era da casa da família de Davi), afim de alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida.

HISTÓRIA
O rei que governava naquela época queria saber quantas pessoas moravam em cada cidade. Mas cada morador precisava se alistar na cidade onde havia nascido. Então, José e Maria foram para Belém.

5. O nascimento de Jesus
Lucas 2: 6-7
"Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê,e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria."

HISTÓRIA
Na época em que José e Maria estavam em Belém, chegou o momento de Jesus nascer. Eles procuraram um lugar para se hospedar, mas todos os alojamentos estavam lotados. Sem ter onde ficar, eles foram para um lugar onde as pessoas guardavam os seus animais. Naquele lugar, Maria deu à luz ao bebê Jesus, o filho de Deus.

6. Os pastores
Lucas 2:8
" Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite"

HISTÓRIA
Naquela noite, alguns pastores estavam no campo cuidando de suas ovelhinhas, quando um anjo do Senhor apareceu e lhes deu a notícia do nascimento do menino Jesus . De repente, apareceram muitos anjos cantando:
- Glória a Deus nas alturas e paz na terra entre os homens de boa vontade.
Os pastores imediatamente foram a Belém ao encontro de Jesus e ficaram muito felizes ao vê-lo.

7. Os Reis Magos e a fuga para o Egito
Mateus 2:1;13
" Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns Magos do oriente a Jerusalém.
Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e lhe disse: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu diga a você, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo”."

HISTÓRIA
Quando souberam que Jesus havia nascido, homens sábios que viviam muito longe quiseram visitá-lo. Eles não sabiam onde o menino Jesus e sua família estavam, mas uma estrela brilhante lhes mostrou o caminho. Eles viajaram por muito tempo, guiados pela estrela, até chegarem ao lugar onde estava Jesus. Então deram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra, um tipo de perfume feito de uma planta. Todos se alegraram ao encontrar Jesus.
Certa noite, quando todos estavam dormindo, um anjo apareceu no sonho de José e pediu para ele pegar Jesus e Maria, e fugir para o Egito, por que o rei Herodes queria fazer mal ao menino. Eles foram embora para o Egito e ficaram lá até que o anjo pedisse para eles voltarem.

8. Jesus cresce em sabedoria
Lucas 2:52
" E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.

HISTÓRIA
Quando Jesus tinha 12 anos, Maria e José o levaram até Jerusalém para comemorar a Páscoa. Depois da festa, os pais de Jesus não conseguiram encontrá-lo em lugar algum. Então, depois de procurarem por um bom tempo, finalmente eles viram Jesus conversando com adultos muito estudados, fazendo perguntas e explicando-lhes vários assuntos também. As pessoas que ouviam as palavras de Jesus ficavam muito admiradas, pois Deus tinha dado a ele muita sabedoria, assim como deu inteligência para você também!

9. O batismo de Jesus
Mateus 3:16
" E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele."

HISTÓRIA
João Batista era um profeta. Ele dizia: "Parem de fazer coisas erradas! Amem a Deus e amem todas as pessoas! Eu vou batizar vocês!"
Jesus veio e pediu para ser batizado. João Batista ficou surpreso, mas batizou Jesus.
Quando Jesus ia saindo da água, viu o Espírito de Deus descer sobre ele como uma pomba. Então uma voz no céu disse: "Você é o meu Filho querido, que me dá muita alegria."

10. A tentação
Mateus 4:4
" Jesus, porém, respondeu: Está escrito: não só de pão viverá o homem mas de toda palavra que procede da boca de Deus."

HISTÓRIA
Depois que Jesus foi batizado o Espírito Santo o levou até o deserto para ser provado. Lá não tinha nada para comer, nem beber. Jesus estava orando e jejuando naquele lugar há 40 dias, quando o inimigo de Deus, vendo que Jesus estava fraco e com fome, quis aproveitar o momento para tentar Jesus. Ele fez de tudo para que Jesus desobedecesse a Deus, mas Jesus conhecia tudo que estava escrito na Bíblia e não cedeu à tentação. O inimigo não se deu por vencido e continuou tentando a Jesus. Então, Jesus ordenou que se retirasse dali e com isso o inimigo foi embora. Depois desta prova, os anjos vieram e serviram a Jesus.

11. Jesus transforma água em vinho
João 2:7
" Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente."

HISTÓRIA
Jesus foi convidado para um casamento na cidade de Caná e no meio da festa o vinho acabou. Sua mãe, Maria, pediu para ele fazer um milagre, mas Jesus achou que ainda não estava na hora. Um tempo depois Jesus pediu para os garçons encherem seis potes com água e levar um pouco para o organizador da festa. Quando o homem tomou a água ela se transformou no vinho mais delicioso que ele já havia experimentado. Os noivos ficaram muito alegres e a festa continuou.
Esse foi o primeiro milagre de Jesus.

12. A pesca maravilhosa
Lucas 5:6
" Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes."

HISTÓRIA
Certo dia, Jesus estava dentro de um barco, ensinado a palavra de Deus para muitas pessoas que estavam na praia. Quando acabou de ensinar, Jesus pediu para Simão, o dono do barco, lançar as redes ao mar para pescar uns peixes. Simão falou que havia passado a noite inteira tentando pescar com seus amigos mas não conseguiram nada. Mesmo assim, eles obedeceram a Jesus e lançaram as redes como Ele havia mandado. Logo em seguida pegaram tantos peixes, mas tantos peixes que as redes se rasgaram.
Todos ficaram admirados com essa pesca maravilhosa!

13. A cura do leproso
Marcos 1: 40
" Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me."

HISTÓRIA
Jesus estava andando pelas ruas com seus discípulos quando um homem com várias doenças na pele se aproximou dEle, ajoelhou e suplicou para ser curado. Jesus se encheu de compaixão por aquele homem, tocou nele e falou que ele seria curado. Imediatamente todas as doenças saíram da pele do homem e ele ficou limpinho!

14. A escolha dos doze apóstolos
Lucas 6: 13
" E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:"

HISTÓRIA
Certa vez Jesus passou a noite inteira orando e, quando amanheceu o dia, Ele escolheu doze homens para serem seus apóstolos. Esses homens eram muito amigos de Jesus, o acompanharam durante todo o seu ministério e também levavam a palavra de Deus às pessoas.

15. A Parábola da casa edificada sobre a rocha 
Lucas 6: 47
" todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as prática, eu vos mostrarei a quem é semelhante."

HISTÓRIA
Jesus ensinava as pessoas através de historinhas. Uma vez Ele contou que quem escuta os ensinamentos de Jesus, e os obedece, é igual a uma casa construída em cima de uma rocha. Quando vem a chuva e o vento forte a casa continua firme!
Agora, a pessoa que escuta os ensinamentos de Jesus e não os obedece, é igual a uma casa construída em cima da areia. Quando vem a chuva e o vento forte a casa cai e fica totalmente destruída.

16. Jesus acalma uma tempestade
Marcos 4: 39
" E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou e fez-se grande bonança."

HISTÓRIA
Jesus estava no barco com seus amigos. De repente, começou uma terrível tempestade. O vento soprava forte e as ondas sacudiam o barco. Jesus estava dormindo e seus amigos foram acordá-lo. Eles estavam muito assustados.
Jesus se levantou e mandou que o vento e o mar se acalmassem.
Então tudo ficou completamente calmo.
Os amigos de Jesus ficaram admirados. Até o vento e as ondas obedeciam a Jesus.

17. A garotinha que voltou à vida
Lucas 8: 50
" Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva."

HISTÓRIA
Na Cidade de Cafarnaum, um homem pediu a Jesus que salvasse sua filha que estava muito doente. Jesus estava a caminho da casa da garotinha quando lhe disseram que ela havia morrido. O homem ficou muito triste. Mesmo com essa notícia, Jesus foi ao encontro da menina e disse que ela não estava morta, apenas dormia. Assim que a viu, Jesus segurou sua mão e disse-lhe para se levantar. A menina acordou. Ela estava viva novamente! Os pais deram um salto de alegria e louvaram ao Senhor!
Isso foi mais um milagre de Jesus.

18. A multiplicação dos pães
Lucas 9:16
" E, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos para o céu, os abençoou, partiu e deu aos discípulos para que os distribuíssem entre o povo."HISTÓRIA
Jesus estava na cidade de Betsaida com mais de cinco mil pessoas, ensinando a palavra de Deus e curando os doentes. No fim do dia estavam todos com fome, e os discípulos ficaram preocupados porque só tinham ali cinco pães e dois peixinhos.
Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu, e agradeceu a Deus. Em seguida, entregou aos discípulos para dividir entre o povo. Os pães e os peixes se multiplicaram! Toda a multidão comeu e ficou satisfeita, e ainda sobraram doze cestos de alimentos.

19. Jesus caminha sobre o mar
Mateus 14:25
" Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar."

HISTÓRIA
Certo dia, Jesus foi orar sozinho em um monte, enquanto os seus amigos embarcaram para outra cidade. Quando Pedro e os outros homens viram alguém caminhando sobre a água, sentiram muito medo, pensaram que era um fantasma. Para comprovar que estava vendo Jesus, Pedro pediu para andar sobre as águas também e Jesus o chamou. Então, desceu do barco e começou a caminhar, mas se assustou com um vento muito forte e afundou, começou a se afogar, mas Jesus o salvou. Eles voltaram para o barco, e Jesus explicou que é preciso acreditar que o Senhor pode proteger todos, mesmo quando sentem medo, assim como eu e você.

20. Jesus abençoa as crianças
Lucas 18:16
" Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque deles é o reino de Deus."

HISTÓRIA
Algumas pessoas levavam seus filhos até Jesus. Os amigos de Jesus ficaram incomodados.
Jesus viu isso e falou: "Deixem que as crianças venham até mim, não as proíbam. O Reino de Deus é das pessoas que são como essas crianças."
Então Jesus orou e abençoou as criancinhas.

21. Jesus fala sobre o amor
João 15:12
" O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei."

HISTÓRIA
Quando falava com a multidão, Jesus explicava sobre como as pessoas deveriam se comportar para que Deus ficasse feliz. O Senhor dizia que elas deveriam ser boas umas com as outras e sempre fazer o bem, amando a todos. Jesus ama tanto os adultos e as crianças, que os chama de seus amigos. Ele disse que, sempre que você pedir algo a Deus em nome de Jesus, Deus atenderá ao seu pedido. Para isso, é importante amar as pessoas.

22. A cura do cego de Jericó
Lucas 18:42
" E Jesus lhe disse: Vê: a tua fé te salvou."

HISTÓRIA
Jesus viajava por várias cidades operando maravilhas e ensinando sobre como agradar a Deus. Certa vez, Jesus estava chegando a Jericó quando um homem cego que pedia esmola começou a chamá-lo bem alto. Algumas pessoas queriam que o cego ficasse quieto, mas Jesus disse para ele se aproximar. O homem foi levado para perto de Jesus e, por acreditar de coração que Cristo podia fazer um milagre, saiu dali enxergando e louvando a Deus.

23. A última ceia
Mateus 26:26-28
" Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados."

HISTÓRIA
Era a época da Páscoa em Jerusalém.
Jesus e seus amigos fizeram um jantar especial.
Jesus falou ao seus amigos:
"Não vou ficar com vocês por muito tempo. Mas vocês vão descobrir como Deus é maravilhoso."
E Jesus continuou:
"Quando eu for, lembrem disso: amem uns aos outros."

24. Crucificação e ressurreição de Jesus Cristo
Mateus 28:5-6
"O anjo disse às mulheres: “Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia."

HISTÓRIA
Jesus fez muitos milagres e ensinou sobre o amor de Deus, mas algumas pessoas não gostavam dele e o pregaram em uma cruz para morrer. Porém, três dias depois, Jesus ressuscitou e apareceu aos seus amigos, os discípulos. Ele lhes disse para continuarem anunciando às pessoas de todo o mundo a bondade, o amor e tudo mais que havia ensinado. Depois, falou que estaria sempre com aqueles que acreditassem nele. Por isso, Jesus está ao seu lado, todos os dias.

25. Celebrando o nascimento de Jesus e rendendo graças a Deus por tamanho amor.
João 3:16
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

HISTÓRIA
Hoje nós celebramos o nascimento de Jesus, o filho de Deus, que veio ao mundo como um bebezinho, cresceu, se tornou um homem adulto e morreu para perdoar os nossos pecados.
Vamos nos alegrar, Jesus nasceu!

@depoisdetervoces


Calendário do Advento - Conhecendo Jesus

DESAFIOS
@depoisdetervoces


DIA 1
Em família, assistir a um filme da história do Natal.
Sugestão:

DIA 2
Vamos trabalhar a paciência para aprendermos a esperar as promessas de Deus?
Como símbolo de esperança plante uma sementinha de feijão e cuide dela diariamente até que ela cresça.

DIA 3
Faça anjinhos de papel para decorar sua árvore de natal e presentear alguém.
Sugestão:


Vídeos:


DIA 4
Trace no mapa o caminho que Maria e José fizeram para realizar o alistamento.
Realize o Censo da sua casa, incluindo os parentes mais próximos.

 






















DIA 5
Caça ao presépio.
PISTAS PARA A CAÇA AO PRESÉPIO:


Para quem não tem presépio,esta é uma sugestão de como fazer um de papel:







DIA 6
Desafie cada pessoa da sua casa a separar roupas para doação.

DIA 7
Separe alguns brinquedos para doação.

DIA 8
Faça enfeites para sua árvore com palitos de picolé ou com papelão.
Sugestão:
 

 

 

 


DIA 9
Pinte a imagem do batismo de Jesus

DIA 10
Faça uma lista de algumas pessoas que você é grato por elas existirem na sua vida.
"Você é grato por quem? Por quê?"
Lembre-se de orar por todas elas .

DIA 11
Ajude a mamãe e/ou papai a contar a história do primeiro milagre de Jesus e observe a água se transformando em vinho!
(Você precisará de 6 copos descartáveis; 1 copo ou taça transparente; e 1 colher de sopa de suco de uva em pó para ficar no fundo da taça.
A criança pode encher os copos com água no momento em que a história pede e também colocar a água na taça para que se transforme em "vinho")

DIA 12
Recorte e cole os peixes da atividade e faça um colorido bem bonito.
Assista ao vídeo da música Pedro, Tiago e João no barquinho, de 3 palavrinhas. Cante e dance junto com o papai e a mamãe.

DIA 13
Recorte, cole e faça um colorido bem bonito na atividade de hoje.

DIA 14
Faça biscoitos de Natal ou bolinhos, em família, e presenteie 12 pessoas

DIA 15
Assistir ao clipe da música "não construa a sua casa na areia"

DIA 16
Passear pelas ruas da cidade para ver a decoração de Natal.

DIA 17
Faça uma lista de desejos, cole num lugar visível, e ore por eles, todos os dias, até o Natal.
(Fale para a criança que esses desejos não precisam ser apenas bens materiais, e, se for necessário, cite alguns exemplos. A intenção é que se torne um hábito para além do Natal.)

DIA 18
Desenhe e pinte os pães e os peixes dentro do cesto na atividade.
Compre uma sacola com pães e doe para alguém que necessita.

DIA 19
Faça uma corrida de barquinhos de papel.
Você vai precisar de: Barquinhos de papel, canudos para soprar os barcos, uma bacia/uma piscina/um tanque.


DIA 20
Hoje é dia de brincar fora de casa com outras crianças

DIA 21
Confeccione cartões de Natal e coloque-os por baixo da porta, ou na caixa de correio, de alguns vizinhos, anonimamente.

DIA 22
Vamos brincar de adivinhar os objetos com o tato.
Sugestão de atividade: sentir os objetos com as mãos, dentro de uma caixa ou sentir os objetos com os pés, no último caso, vendado.


DIA 23
Ajudar a preparar um jantar em família.
Atividade do dia:

DIA 24
Atividade do dia:
 




DIA 25
Em família, encene o nascimento de Jesus.
Com um bolinho (de verdade ou de brinquedo) cante parabéns para Jesus.